Buscar

A criminalização dos movimentos sociais está diretamente relacionada a fatores históricos que oriundam dos tempos do Brasil Colônia. Um tipo de her...

A criminalização dos movimentos sociais está diretamente relacionada a fatores históricos que oriundam dos tempos do Brasil Colônia. Um tipo de herança sociopolítica, socioeconômica e sociocultural que, mesmos em tempos atuais, permanece cravada na estrutura da sociedade brasileira. Nesse sentido, qual das afirmativas reforça de modo correto o debate apresentado no livro, sobre o porquê de as sociedades criminalizarem os movimentos sociais?


a) Os movimentos sociais são criminalizados porque vandalizam e requerem direitos que não lhes pertencem como, por exemplo, a luta pela igualdade social.
b) Os movimentos sociais são criminalizados, visto que desobedecem às leis instituídas e o fazem sem que tenham necessidade de o fazer.
c) Os movimentos sociais são criminalizados porque sua formação e organização são anticonstitucionais.
d) Os movimentos sociais são criminalizados pelo fato de que alguns grupos conservadores acreditam ser superiores aos demais grupos sociais.
e) A criminalização dos movimentos sociais ocorre porque as leis brasileiras não permitem qualquer tipo de manifestação que contrarie o governo vigente.

Essa pergunta também está no material:

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
6 pág.

Serviço Social Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "d) Os movimentos sociais são criminalizados pelo fato de que alguns grupos conservadores acreditam ser superiores aos demais grupos sociais." Essa alternativa reforça o debate apresentado no livro, destacando que a criminalização dos movimentos sociais ocorre devido à visão de superioridade de certos grupos conservadores em relação aos demais grupos sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais