Buscar

A afirmação I é verdadeira, pois podemos dizer que as charges possuem uma crítica contundente à situação do desmatamento na Amazônia, sobretudo ao ...

A afirmação I é verdadeira, pois podemos dizer que as charges possuem uma crítica contundente à situação do desmatamento na Amazônia, sobretudo ao contexto atual de desmonte dos órgãos fiscalizadores, bem como da votação da urgência do PL 191/20 atendendo ao lobby de setores do agronegócio, da mineração ilegal e da grilagem de terras. Setores ambientalistas, partidos de oposição, movimentos sociais e a classe artística vêm se empenhando em barrar o projeto de lei.
A afirmação II é falsa, pois não se sustenta perante o histórico de violência contra as populações indígenas ocorridas, seja diretamente pelos grileiros e garimpeiros ilegais, seja pelas iniciativas do governo federal e de sua base no congresso que vêm se empenhando em enfraquecer os mecanismos legais de proteção aos direitos à demarcação de terras indígenas.
Conforme as organizações indígenas, indigenistas e ambientais brasileiras, a declaração do presidente Jair Bolsonaro a favor do PL 191/20, argumentando que o atual momento era uma “boa oportunidade” para promover a mineração em terras indígenas em busca de potássio, utilizado na produção de fertilizantes não passa de mero oportunismo. Ele estaria se aproveitando do conflito na Ucrânia e a paralisação temporária de fornecimento de fertilizantes ao Brasil pela Rússia, principal fornecedor de insumos agrícolas, para relativizar o direito dos indígenas à terra, destinando-as a setores que não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
A afirmação III é verdadeira, pois o PL pretende instituir verdadeira desregulamentação de empreendimentos altamente impactantes, a promover um “libera geral” de inúmeras atividades que hoje são vedadas. Além de pretender legalizar garimpos e conceder direitos minerários atropelando os direitos constitucionais dos povos indígenas, o PL nº 191 também promoverá a instalação de hidrelétricas, a abertura de estradas e o plantio de espécies transgênicas nas terras indígenas.
A afirmação IV é verdadeira, pois segundo o Instituto Sociambiental, os benefícios da demarcação de terras indígenas é atestado empiricamente: “Além de estocar enormes quantidades de carbono, as florestas das Terras Indígenas resfriam a superfície e interferem na circulação global - atmosférica e oceânica -, ajudando a baixar a temperatura do planeta. As florestas constituem extraordinários componentes vivos e interativos do clima, como uma bomba d’água gigante: cerca de 5,2 bilhões de toneladas de água são transpiradas diariamente pelas árvores existentes nas Terras Indígenas. Para comparação, o volume despejado no Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas é pouco mais de 17 bilhões de toneladas por dia. O volume de água fornecido pelas florestas das Terras Indígenas daria para encher diariamente quase 80 vezes todas as caixas d’água do Brasil”.


I - A charge faz uma crítica contundente à situação do desmatamento na Amazônia.
II - A demarcação e preservação das terras indígenas é uma das melhores formas de proteção do bioma amazônico.
III - O PL 191/20 pretende instituir verdadeira desregulamentação de empreendimentos altamente impactantes.
IV - Existe consenso entre os ambientalistas e estudiosos da área ambiental de que a demarcação e preservação das terras indígenas é uma das melhores formas de proteção do bioma amazônico.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Tarefa 3 _ Rally do Conhecimento_ Rally do Conhecimento - EAD
22 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação I é verdadeira, pois as charges possuem uma crítica contundente à situação do desmatamento na Amazônia, especialmente ao contexto atual de desmonte dos órgãos fiscalizadores e à votação da urgência do PL 191/20 atendendo ao lobby de setores do agronegócio, da mineração ilegal e da grilagem de terras. A afirmação II é verdadeira, pois a demarcação e preservação das terras indígenas é uma das melhores formas de proteção do bioma amazônico, considerando o histórico de violência contra as populações indígenas e as iniciativas do governo federal e do congresso para enfraquecer os mecanismos legais de proteção. A afirmação III é verdadeira, pois o PL 191/20 pretende instituir uma verdadeira desregulamentação de empreendimentos altamente impactantes, promovendo um "libera geral" de atividades que atualmente são vedadas, como a legalização de garimpos, concessão de direitos minerários, instalação de hidrelétricas, abertura de estradas e plantio de espécies transgênicas nas terras indígenas. A afirmação IV é falsa, pois não há consenso entre os ambientalistas e estudiosos da área ambiental de que a demarcação e preservação das terras indígenas é uma das melhores formas de proteção do bioma amazônico. No entanto, existem estudos que mostram os benefícios da demarcação de terras indígenas, como o estocamento de carbono e a regulação climática. Portanto, a resposta correta é: I, II e III apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais