Buscar

(FCC- Metrô-SP/2018) Por volta de 1973, uma voz isolada, mas potente verbalizou, em alto e bom som, uma crítica contundente à política social e tra...

(FCC- Metrô-SP/2018) Por volta de 1973, uma voz isolada, mas potente verbalizou, em alto e bom som, uma crítica contundente à política social e trabalhista do regime autoritário [...] Nascia aí o novo sindicalismo, o cerne de sua proposta foi a ruptura com a própria legislação trabalhista, opondo-se à política do governo e pregando a negociação coletiva entre sindicatos e empregadores. As propostas defendidas pelo novo sindicalismo, nos anos 1980, que marcaram seu afastamento do sindicalismo corporativista, praticado nos anos 1930, foram:


A colaboração do Ministério do Trabalho nas relações entre empregadores e trabalhadores; a liberdade e a autonomia sindical.
A intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; manutenção da contribuição sindical obrigatória; fim da estrutura sindical corporativista.
A colaboração do Ministério do Trabalho nas relações entre empregadores e trabalhadores; unicidade sindical; expansão do imposto sindical.
A não intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; direito irrestrito de greve; fim da estrutura sindical corporativista.
O aumento da representação sindical; direito irrestrito de greve; unicidade sindical.

Essa pergunta também está no material:

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL 2 TENTATIVA
12 pág.

Processo de Trabalho em Serviço Social I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

fernando martuche

A não intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; direito irrestrito de greve; fim da estrutura sindical corporativista.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa B) A intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; manutenção da contribuição sindical obrigatória; fim da estrutura sindical corporativista. Essas foram algumas das propostas defendidas pelo novo sindicalismo nos anos 1980, que buscava romper com o sindicalismo corporativista praticado nos anos 1930.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais