Buscar

O que é um banco de dados relacional? Banco que fica em mais de um servidor, permitindo a descentralização dos dados. Oferecem a possibilidade de...

O que é um banco de dados relacional?


Banco que fica em mais de um servidor, permitindo a descentralização dos dados.
Oferecem a possibilidade de armazenar informações históricas a respeito de um determinado objeto que nele está sendo mantido.
Banco replicado para vários servidores como em um processo de espelhamento.
Banco que armazena dados em tabelas. Esse tipo de banco de dados tem como objetivo a manipulação de uma grande quantidade de informações de grande complexidade, como os mapas e imagens de satélite, por exemplo.

Essa pergunta também está no material:

Componente PreparedStatement do JDBC
3 pág.

Redes de Computadores Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Augusto Neves

Um banco de dados relacional é um tipo de banco de dados que organiza os dados em tabelas com colunas e linhas. É baseado no modelo relacional, que foi desenvolvido por Edgar F. Codd na década de 1970.

Nesse modelo, os dados são organizados em tabelas, em que cada tabela possui um nome único e é composta por colunas (também conhecidas como atributos) e linhas (também conhecidas como registros). Cada coluna possui um nome e um tipo de dado, enquanto cada linha representa um conjunto de valores relacionados entre si.

As tabelas em um banco de dados relacional estão inter-relacionadas por meio de chaves primárias e chaves estrangeiras. A chave primária é um campo único em uma tabela que identifica de forma exclusiva cada registro nessa tabela. As chaves estrangeiras são campos em uma tabela que estabelecem uma relação com a chave primária de outra tabela, permitindo a associação e a integridade referencial entre as tabelas.

Os bancos de dados relacionais utilizam a linguagem SQL (Structured Query Language) para realizar operações como consulta, inserção, atualização e exclusão de dados. O SQL fornece uma maneira padrão de interagir com o banco de dados relacional, permitindo que os usuários executem consultas complexas e gerenciem os dados armazenados nas tabelas. Exemplos populares de bancos de dados relacionais incluem o MySQL, Oracle Database, Microsoft SQL Server e PostgreSQL.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais