No contexto que envolve a importância das interações no processo de ensino e aprendizagem, o papel do professor é redimensionado. O professor, neste cenário passa a ser entendido como o “outro social”. Este “outro social” segundo González (2004), passa a ter uma significação no desenvolvimento da criança. Qual é o autor citado no texto?
González (2004) Piaget (2007) Vygotsky (2008) Freud (1905) A González (2004) B Piaget (2007) C Vygotsky (2008) D Freud (1905)
Compreendemos que cada sujeito tem um ritmo e um estilo próprio para aprender e uma trajetória única de desenvolvimento. As experiências, as memórias e a construção de sentidos de cada sujeito são influenciadas por múltiplos fatores pessoais, socioculturais e históricos. A esse respeito, é correto afirmar que as dificuldades de aprendizagem dos alunos:
Podem ser facilmente diagnosticadas pelos professores por meio de testes psicométricos. Requerem adaptações no currículo, na qualificação da equipe de professores e nos processos avaliativos. São barreiras atitudinais, perceptivas ou afetivo emocionais frente às diferenças interindividuais. Estão relacionadas especificamente à indisciplina e por deficiências na educação recebida pela criança no ambiente familiar. A Podem ser facilmente diagnosticadas pelos professores por meio de testes psicométricos. B Requerem adaptações no currículo, na qualificação da equipe de professores e nos processos avaliativos. C São barreiras atitudinais, perceptivas ou afetivo emocionais frente às diferenças interindividuais. D Estão relacionadas especificamente à indisciplina e por deficiências na educação recebida pela criança no ambiente familiar.
Ana, professora do 4º ano do ensino fundamental, recebeu em sua sala um aluno com dificuldade de aprendizagem específica. A professora apressada para iniciar o processo de inclusão deste aluno e ciente da necessidade de ter conhecimento sobre a deficiência buscou informações sobre o diagnóstico no laudo médico, o qual foi fornecido pela família à escola. No laudo consta: “Discalculia”. A dificuldade de aprendizagem específica apontada no laudo é:
É um comprometimento na aprendizagem da matemática que impede o indivíduo de atingir o nível de proficiência ou domínio cognitivo adequado nesta área, considerando-se a inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária. É um distúrbio neurológico que afeta crianças com aspecto intelectual normal, com ausências de problemas sensoriais, inseridas a princípio em um contexto pedagógico-educacional satisfatório, porém, que não realizam adequadamente tarefas ou atividades que envolvam a leitura e a escrita. Centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos. A construção da frase é geralmente curta, onde observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e (por vezes) má qualidade gráfica. A É um comprometimento na aprendizagem da matemática que impede o indivíduo de atingir o nível de proficiência ou domínio cognitivo adequado nesta área, considerando-se a inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária. B É um distúrbio neurológico que afeta crianças com aspecto intelectual normal, com ausências de problemas sensoriais, inseridas a princípio em um contexto pedagógico-educacional satisfatório, porém, que não realizam adequadamente tarefas ou atividades que envolvam a leitura e a escrita. C Centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos. A construção da frase é geralmente curta, onde observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e (por vezes) má qualidade gráfica.
Na perspectiva apresentada por González identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) Sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.
( ) O professor torna-se essencial para o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e de todas as dimensões e aspectos que integram a criança como ser humano, visto que ele pode proporcionar novas formas de construção do conhecimento. ( ) O professor é considerado o detentor do saber, transmitindo conhecimentos, cabendo ao aluno somente a memorização. ( ) O professor deve objetivar um ensino que vise à homogeneidade na forma de aprender encaixando todos os alunos em padrões pré-estabelecidos. ( ) O professor necessita compreender as singularidades no processo de aprendizagem, pois os alunos são singulares e aprendem de maneiras diferentes. A F – F – F – V. B V – F – V – V. C V – V – F – V. D V – F – F – V.
Mediante o anunciado por Vygotsky (2007) identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) A aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem desde o início de nossas vidas. Ou seja, a aprendizagem e o desenvolvimento, ocorrem desde que nascemos. ( ) Não aprendemos e nos desenvolvemos somente no momento em que entramos em contato com a escola, pois quando iniciamos na vida escolar trazemos uma pré-história que precisa ser considerada. ( ) A criança já chega na escola com conhecimentos e experiências. Assim cabe a escola promover o desenvolvimento da criança, ao orientar e estimular os processos internos por meio das interações sociais, na qual estarão implicados os conceitos científicos. A V – F – V. B V – V – F. C F – F – F. D V – V – V.
Com base na situação apresentada, podemos destacar Vygotsky (2008) que destaca que devemos atentar não só para o que a criança realiza sozinha, mas também para o que ela faz com a ajuda do outro mais experiente naquela tarefa. Segundo Vygotsky a aprendizagem ocorre justamente na distância entre o que a criança já sabe e o que ela é capaz de fazer com ajuda. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008. Assinale a alternativa correta:
A Sociogênese. B Zona de Desenvolvimento Proximal. C Defectologia. D Funções Psicológicas Superiores.
( ) Nesse estágio, a criança “funciona no presente imediato, respondendo aos estímulos presentes, não planeja nem intenciona, e não tem nenhuma representação interna de objetos.” Assim por volta dos dois anos, a criança já é capaz de formar e manipular imagens mentais e utilizar símbolos. Assinale a sequência correta:
I- Verdadeiro II- Falso III- Falso IV- Verdadeiro A II – III – IV – I. B I – II – III – IV. C III – I – II – IV. D I – III – II – IV.
Na compreensão do significado e do funcionamento das funções elementares e das funções psicológicas superiores, entendemos que as possibilidades de desenvolvimento se encontram nas funções psicológicas superiores, cujo desenvolvimento depende diretamente das relações sociais. Com base nesta afirmação classifique V para verdadeira e F para falsa. ( ) É por meio da interação e mediação com o meio social e cultural que a criança aprende e consequentemente desenvolve as funções psicológicas superiores.
( ) O sujeito só desenvolve as funções psicológicas superiores quando interage socialmente com o meio em que vive.
( ) As habilidades do sujeito se desenvolvem à medida que ocorrem relações sociais mediadas por instrumentos e signos. ( ) A mediação se torna fundamental para o desenvolvimento humano. Assinale a sequência correta:
É por meio da interação e mediação com o meio social e cultural que a criança aprende e consequentemente desenvolve as funções psicológicas superiores. - Verdadeiro O sujeito só desenvolve as funções psicológicas superiores quando interage socialmente com o meio em que vive. - Falso As habilidades do sujeito se desenvolvem à medida que ocorrem relações sociais mediadas por instrumentos e signos. - Verdadeiro A mediação se torna fundamental para o desenvolvimento humano. - Verdadeiro A F – F – V – V. B V – V – V – V. C V – F – V – F. D V – F – V – V.