Buscar

A figura mostra uma máquina térmica em que a caldeira funciona como a fonte quente e o condensador como a fonte fria. a) Considerando que, a cada m...

A figura mostra uma máquina térmica em que a caldeira funciona como a fonte quente e o condensador como a fonte fria. a) Considerando que, a cada minuto, a caldeira fornece, por meio do vapor, uma quantidade de calor igual a 1,6 × 109J e que o condensador recebe uma quantidade de calor igual a 1,2 × 109J, calcule o rendimento dessa máquina térmica. b) Considerando que 6,0 × 103kg de água de refrigeração fluem pelo condensador a cada minuto, que essa água sai do condensador com temperatura 20ºC acima da temperatura de entrada e que o calor específico da água é igual a 4,0 × 103 J/(kg ⋅ ºC), calcule a razão entre a quantidade de calor retirada pela água de refrigeração e a quantidade de calor recebida pelo condensador.

a) O rendimento da máquina térmica é 25%.
b) A razão entre a quantidade de calor retirada pela água de refrigeração e a quantidade de calor recebida pelo condensador é 0,4.

Essa pergunta também está no material:

UNESP2018_2fase_resolucao
49 pág.

Medicina Faculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de Marília

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular o rendimento da máquina térmica, utilizamos a fórmula: Rendimento = (Trabalho útil / Calor fornecido pela fonte quente) * 100% Sabendo que o trabalho útil é igual à diferença entre o calor fornecido pela fonte quente e o calor rejeitado para a fonte fria, temos: Trabalho útil = Calor fornecido pela fonte quente - Calor rejeitado para a fonte fria No caso, o calor fornecido pela fonte quente é de 1,6 × 10^9 J e o calor rejeitado para a fonte fria é de 1,2 × 10^9 J. Substituindo na fórmula, temos: Rendimento = ((1,6 × 10^9 J - 1,2 × 10^9 J) / 1,6 × 10^9 J) * 100% Rendimento = (0,4 × 10^9 J / 1,6 × 10^9 J) * 100% Rendimento = 0,25 * 100% Rendimento = 25% Portanto, o rendimento dessa máquina térmica é de 25%. b) Para calcular a razão entre a quantidade de calor retirada pela água de refrigeração e a quantidade de calor recebida pelo condensador, utilizamos a fórmula: Razão = Calor retirado pela água de refrigeração / Calor recebido pelo condensador Sabendo que a quantidade de calor retirada pela água de refrigeração é igual à massa de água de refrigeração multiplicada pela variação de temperatura e pelo calor específico da água, temos: Calor retirado pela água de refrigeração = massa de água de refrigeração * variação de temperatura * calor específico da água No caso, a massa de água de refrigeração é de 6,0 × 10^3 kg, a variação de temperatura é de 20ºC e o calor específico da água é de 4,0 × 10^3 J/(kg ⋅ ºC). Substituindo na fórmula, temos: Calor retirado pela água de refrigeração = 6,0 × 10^3 kg * 20ºC * 4,0 × 10^3 J/(kg ⋅ ºC) Calor retirado pela água de refrigeração = 4,8 × 10^5 J A quantidade de calor recebida pelo condensador é de 1,2 × 10^9 J. Substituindo na fórmula, temos: Razão = 4,8 × 10^5 J / 1,2 × 10^9 J Razão = 0,4 Portanto, a razão entre a quantidade de calor retirada pela água de refrigeração e a quantidade de calor recebida pelo condensador é de 0,4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina