Buscar

O lítio é considerado um elemento estratégico, uma vez que apresenta baixa abundância na crosta terrestre e diversas aplicações tecnológicas. O lít...

O lítio é considerado um elemento estratégico, uma vez que apresenta baixa abundância na crosta terrestre e diversas aplicações tecnológicas. O lítio possui dois isótopos naturais, o 6Li (massa molar 6,0 g · mol) e o 7Li (massa molar 7,0 g · mol – 1). A bateria mais utilizada em aparelhos eletrônicos é a bateria íon-lítio e as principais reações que ocorrem em seus eletrodos estão esquematizadas a seguir:
Eletrodo 1: CoO2 + Li+ + e– → LiCoO2
Eletrodo 2: LiC → Li+ + e– + C
a) Considerando o funcionamento da bateria íon-lítio, em processo de descarga, escreva a equação da reação global que ocorre e determine o número de oxidação do cobalto no produto de reação do eletrodo 1.
b) Calcule a abundância isotópica, em %, do isótopo 6Li. Apresente os cálculos efetuados.
a) Escrever a equação da reação global da bateria íon-lítio em processo de descarga e determinar o número de oxidação do cobalto no produto de reação do eletrodo 1.
b) Calcular a abundância isotópica do isótopo 6Li.

Essa pergunta também está no material:

UCER2001 - Unicerrado - Medicina 1 Sem 2021
25 pág.

Medicina Faculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de Marília

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) A equação da reação global que ocorre na bateria íon-lítio em processo de descarga é: CoO2 + LiC → LiCoO2 + C O número de oxidação do cobalto no produto de reação do eletrodo 1 (LiCoO2) é +3. b) Para calcular a abundância isotópica do isótopo 6Li, precisamos conhecer a massa molar média do lítio. Considerando os dois isótopos naturais (6Li e 7Li) e suas massas molares, podemos calcular a abundância isotópica do 6Li da seguinte forma: Massa molar média do lítio = (massa molar do 6Li * abundância isotópica do 6Li) + (massa molar do 7Li * abundância isotópica do 7Li) Vamos considerar a massa molar do 6Li como 6,0 g/mol e a massa molar do 7Li como 7,0 g/mol. Agora, vamos substituir os valores na fórmula: Massa molar média do lítio = (6,0 * x) + (7,0 * (1 - x)) Onde x é a abundância isotópica do 6Li. Sabemos que a soma das abundâncias isotópicas é igual a 1, então podemos escrever a equação: x + (1 - x) = 1 Resolvendo a equação, encontramos: x = 0,075 Portanto, a abundância isotópica do isótopo 6Li é de 7,5%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina