Buscar

O botulismo alimentar ocorre pela ingestão de toxinas pré-

O botulismo alimentar ocorre pela ingestão de toxinas pré-formadas pelo Clostridium botulinum, consideradas as mais potentes dentre as toxinas conhecidas. Caracteriza-se como uma doença de extrema gravidade, de evolução aguda, provoca distúrbios digestivos e neurológicos, em consequência à ingestão de diversos tipos de alimentos. 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação está correta. O botulismo alimentar ocorre pela ingestão de toxinas pré-formadas pelo Clostridium botulinum, que são as mais potentes dentre as toxinas conhecidas. Essas toxinas são produzidas em alimentos mal conservados e contaminados pela bactéria, e podem causar distúrbios digestivos e neurológicos graves.
0
Dislike0
User badge image

CABEÇA DE PICA

a toxina, liberada no momento do espirro, bloqueia a saída de acetilcolina nos neurônios motores, impedindo a contração das fibras musculares, gerando paralisia flácida.

ao espirrar o "botulinum" libera a toxina que inibe o neurônio inibitório gerando contratilidade das fibras musculares, ou seja, paralisia espástica.

a toxina botulínica só atua em fibras musculares lisas, sendo um grande problema para o funcionamento de órgão musculares.

a tirinha representa C. botulinum na sua forma esporulada, já que é nesta forma que ocorre produção de toxinas.

o "botulinum" faz referência ao Clostridium botulinum, bastonete gram negativo não esporulado.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais