Buscar

A permeabilidade seletiva está relacionada à capacidade de controlar as moléculas que entram e saem da célula. Para que essas moléculas possam atra...

A permeabilidade seletiva está relacionada à capacidade de controlar as moléculas que entram e saem da célula. Para que essas moléculas possam atravessar a membrana é necessário que alguns critérios sejam atendidos. Marque a alternativa correta quanto à permeabilidade.


a) Moleculas com carga, ainda que grandes, conseguem atravessar com facilidade a bicamada lipídica.
b) A permeabilidade seletiva permite a troca indiscriminada de substâncias internas da célula com o meio extracelular.
c) A bicamada lipídica proporciona rigidez à membrana e forma uma barreira de permeabilidade seletiva.
d) A membrana é apolar e por isso as moléculas apolares a atravessam com mais facilidade do que as moléculas polares.
e) Moleculas pequenas, polares e com carga (e.g. oxigênio e gás carbônico) atravessam a bicamada lipídica com mais facilidade.

Essa pergunta também está no material:

química
1 pág.

Química Biológica

💡 3 Respostas

User badge image

Jéssica Ferreira

A membrana é Apolar e por isso as moléculas apolares a atravessam com mais facilidade do que moléculas polares
1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) "Moléculas pequenas, polares e com carga (e.g. oxigênio e gás carbônico) atravessam a bicamada lipídica com mais facilidade." A permeabilidade seletiva permite que apenas algumas moléculas possam atravessar a membrana plasmática, e a bicamada lipídica é uma barreira que impede a passagem de moléculas grandes e carregadas. No entanto, moléculas pequenas, polares e com carga, como o oxigênio e o gás carbônico, conseguem atravessar a bicamada lipídica com mais facilidade.
0
Dislike4
User badge image

Anna Carolina Barbosa

 membrana é apolar e por isso as moléculas apolares a atravessam com mais facilidade do que as moléculas polares, já as moléculas com carga, pequenas ou grandes, não conseguem atravessar a bicamada lipídica. Moléculas pequenas, apolares e sem carga (e.g. oxigênio e gás carbônico) atravessam a bicamada lipídica com mais facilidade. A bicamada lipídica proporciona fluidez à membrana e forma uma barreira de permeabilidade seletiva. A permeabilidade seletiva impede a troca indiscriminada de substâncias internas da célula com o meio extracelular, como o nome diz, ela é seletiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais