Ed
há 2 semanas
Para entender a relação entre a diferença de potencial (V), a carga (Q) e a capacitância (C) de um capacitor, podemos usar a fórmula básica: \[ Q = C \cdot V \] Onde: - Q é a carga armazenada no capacitor, - C é a capacitância do capacitor (que é uma propriedade do capacitor e não muda com a tensão), - V é a diferença de potencial entre as placas. Se duplicamos a diferença de potencial (V), a carga (Q) também será duplicada, pois a capacitância (C) permanece constante para um capacitor específico. Agora, analisando as alternativas: a. A carga e a capacitância do capacitor também são duplicadas. (Incorreta, a capacitância não muda) b. A carga e a capacitância do capacitor permanecem constantes. (Incorreta, a carga muda) c. A carga do capacitor é duplicada, mas a sua capacitância permanece constante. (Correta) d. A carga e a capacitância do capacitor são reduzidas à metade dos valores. (Incorreta) e. A carga do capacitor é duplicada e a sua capacitância é dividida pela metade. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: c. A carga do capacitor é duplicada, mas a sua capacitância permanece constante.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
Morgana
há 2 anos
Alternatica (c) a carga do capacitor é duplicada, mas sua capacitância permanece constante
A carga, potencial elétrico e a capacitância, pode ser calculada através da seguinte expressão:
Q = C . U
onde:
Q = carga elétrica armazenada
V = Diferença de potencial
C = capacitância
A capacitância, depende do material dielétrico que é introduzido entre as duas superfícies eletrizadas. Quanto maior for a constante dielétrica do material maior sua capacitância.
Pode-se perceber que pela fórmula, deverá permanecer então a igualdade. Como a capacitância varia com o dielétrico inserido no meio do capacitor, ao duplicar a tensão, para igualdade permanecer a carga deverá ser duplicada também.