Logo Passei Direto
Buscar
Os curtos-circuitos trifásicos e fase-terra dependem respectivamente das seguintes componentes simétricas:
a. (positiva e negativa) e (positiva).
b. (positiva) e (positiva e zero).
c. (positiva, negativa e zero) e (positiva).
d. (positiva) e (positiva, negativa e zero).
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 horas

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como os curtos-circuitos trifásicos e fase-terra se relacionam com as componentes simétricas. 1. Curto-circuito trifásico: Esse tipo de curto-circuito envolve todas as três fases e, portanto, depende das componentes simétricas positiva e negativa. A componente zero não é relevante nesse caso, pois todas as fases estão envolvidas igualmente. 2. Curto-circuito fase-terra: Esse tipo de curto-circuito envolve uma fase e o terra, e depende da componente simétrica positiva, pois a fase que está em curto é a única que influencia diretamente. Analisando as alternativas: a) (positiva e negativa) e (positiva) - Correto para o curto trifásico, mas não para fase-terra. b) (positiva) e (positiva e zero) - Incorreto, pois fase-terra não envolve a componente zero. c) (positiva, negativa e zero) e (positiva) - Incorreto, pois o curto trifásico não envolve a componente zero. d) (positiva) e (positiva, negativa e zero) - Incorreto, pois o curto-terra não envolve a componente negativa. A alternativa correta é: a) (positiva e negativa) e (positiva).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um determinado sistema elétrico de potência foi calculado uma corrente de curto circuito de I = 6,2 pu, para uma potência trifásica de base S = 50 MVA e uma tensão de linha de base V = 138 kV.
Essa mesma corrente dada em ampères, é:
a. 2.246,4 A.
b. 251,0 A.
c. 1.296,9 A.
d. 362,3 A.

Um sistema elétrico de potência possui como valores base: S = 30 MVA e V = 69 kV. Conectado à esse sistema, temos um transformador cujos dados de placa são: Potência nominal de 1MVA e tensão nominal de 69kV/13,8kV, com reatância de X = 5%.
Essa mesma impedância em pu, utilizando os valores base do sistema, é:
a. 7,5 pu.
b. 1,5 pu.
c. 0,3 pu.
d. 8,3 pu.

Observe o sistema elétrico de potência com duas barras, representado no diagrama da figura a seguir, onde a impedância da linha e as admitâncias shunt (capacitores) estão indicadas em por-unidade.
De acordo com as informações fornecidas, marque a opção que representa a potência reativa demandada da barra de referência (Vθ):
a. Q = -0,082
b. Q = -0,047
c. Q = 0,141
d. Q = 0,129

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao elemento de um sistema elétrico de potência que: “interliga a geração ao centro de carga.”
a. Subestação;
b. Sistema de transmissão;
c. Sistema de distribuição;
d. Conversor retificador;

A regulação de tensão de uma linha de transmissão é a medida do aumento de tensão na barra receptora, dado em porcentagem, em relação à tensão de plena carga da barra receptora, quando toda a carga, a um determinado fator de potência é retirada da linha, mantendo-se constante a tensão da barra transmissora.
A partir desse conceito, se temos em uma determinada linha de transmissão curta, operando a plena carga, uma tensão na barra receptora igual a 69 kV e uma tensão na barra transmissor a igual a 73,5 kV, marque a opção que representa corretamente a regulação de tensão % dessa linha:
a. 6,12 %.
b. 6,52 %.
c. 1,06 %.
d. 4,50 %.

Sobre o Sistema Interligado Nacional (SIN)
é correto afirmar que:
a. Esse sistema explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias, permitindo a integração dos recursos de geração e transmissão de forma a garantir o fornecimento de energia elétrica.
b. Nesse sistema a capacidade instalada de geração é composta, principalmente, por usinas térmicas.
c. Nesse sistema não é necessário manter o sincronismo entre máquinas geradoras que estejam muito distantes uma da outra.
d. Esse sistema está sob a coordenação e controle da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.

Um sistema de energia elétrica possui uma série de dispositivos de controle capazes de influenciar diretamente as condições de operação.
Entre os controles, geralmente representados em programas de fluxo de carga, temos o controle de magnitude da tensão nodal. Esse tipo de controle pode ser construído por meio de:
a. Transformadores com controle automático de tap.
b. Indutores para corrigir a histerese dos geradores síncronos.
c. Capacitores para diminuir o fator de potência no gerador.
d. Compensadores estáticos com ajuste da corrente de campo.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao órgão brasileiro que: “sob a coordenação direta do MME, acompanha e avalia a continuidade e segurança do suprimento elétrico em todo território nacional.”
a. Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE;
b. Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS;
c. Empresa de Pesquisa Energética - EPE;
d. Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL;

Um transformador trifásico de 5,0 MVA possui uma tensão de linha de 1.000 kV no primário e 100 kV no secundário e possui reatância de 10%.
O valor dessa reatância, em ohms, referida ao lado do secundário é de:
a. 200Ω.
b. 180Ω.
c. 100Ω.
d. 150Ω.

Nos estudos de fluxo de potência em sistemas elétricos, as barras do sistema são classificadas em três tipos principais: barra de referência (slack), barras de carga e barras de geração.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
a. A barra de referência é uma barra de geração na qual a potência ativa e o ângulo da tensão são conhecidos.
b. A barra de referência, ou barra slack, é também conhecida como barra PV, uma vez que a potência ativa e a magnitude da tensão são conhecidas.
c. As barras de carga, também denominadas de barras PQ, são aquelas em que as potências ativas e reativas são conhecidas.
d. Nos sistemas elétricos de potência interligados, o número de barras de referência é igual ao número de barras de geração.

Em um sistema elétrico de potência simétrico e equilibrado temos duas barras conectadas por uma linha de transmissão, que é modelada através de uma reatância indutiva série.
O módulo da tensão da barra 1 é igual ao módulo da tensão na barra 2, no entanto, a tensão da barra 2 é adiantada 8° em relação à tensão da barra 1. Com base nas informações citadas, é CORRETO afirmar que:
a. A barra 1 fornece potência ativa e recebe potência reativa da barra 2.
b. A barra 1 fornece apenas potência reativa à barra 2.
c. A barra 2 fornece potência ativa à barra 1.
d. A barra 2 fornece apenas potência reativa à barra 1.

Em uma linha de transmissão de extra-alta tensão, na condição de baixo carregamento ou à vazio, ocorre uma elevação de tensão em regime permanente devido ao Efeito Ferranti.
Para evitar danos aos equipamentos e ao sistema elétrico e compensar essa sobretensão sustentada, são aplicados:
a. Reatores em série com a linha de transmissão.
b. Reatores em derivação nas extremidades da linha de transmissão.
c. Bancos de capacitores nas extremidades da linha de transmissão.
d. Capacitores em série com a linha de transmissão.

Mais conteúdos dessa disciplina