Buscar

O trabalho é a medida da energia transferida quando uma força atua sobre um objeto e o desloca.

O trabalho é a medida da energia transferida quando uma força atua sobre um objeto e o desloca. Um bloco de massa 2 kg é lançado horizontalmente em um plano inclinado de 30° com a horizontal. O coeficiente de atrito entre o bloco e o plano inclinado é 0,2. Qual é o trabalho realizado pelo atrito quando o bloco percorre 5 m no plano inclinado? Considere g = 10 m/s².

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o trabalho realizado pelo atrito, é necessário saber a força de atrito que atua sobre o bloco. A força de atrito é dada por: f = μN Onde μ é o coeficiente de atrito e N é a força normal, que é perpendicular ao plano inclinado e é dada por: N = m*g*cos(θ) Onde m é a massa do bloco, g é a aceleração da gravidade e θ é o ângulo de inclinação do plano. Assim, a força de atrito é: f = μ*m*g*cos(θ) O trabalho realizado pelo atrito é dado por: W = f*d Onde d é a distância percorrida pelo bloco no plano inclinado. Substituindo os valores, temos: f = 0,2*2*10*cos(30°) = 3,46 N W = 3,46*5 = 17,3 J Portanto, o trabalho realizado pelo atrito quando o bloco percorre 5 m no plano inclinado é de 17,3 J.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais