Buscar

Sistemas de Energia Solar Térmica e Fotovoltaica

Uma célula fotovoltaica é formada por meio da junção de duas camadas de material semicondutor, uma do tipo P e outra do tipo N. Os materiais semicondutores em três situações distintas, material P e N separados, posteriormente unidos, formando a junção e, por fim, a junção PN exposta à luz para produzir eletricidadeExplique o funcionamento da célula solar fotovoltaica, a partir da explicação da formação da junção PN e da função da camada tipo N e tipo P para a geração de energia.

💡 1 Resposta

User badge image

Erick Bertholdo

Os materiais P e N, quando colocados em contato (junção semicondutora PN), os elétrons da camada N percorrem para a camada P, ocupando os espaços vazios presentes nas lacunas do material P. a junção PN exposta à luz para produzir eletricidade. Quando as camadas estão unidas, o movimento dos elétrons de uma camada para outra origina um campo elétrico e produz uma barreira potencial. Quando a célula fotovoltaica não está iluminada, os elétrons e lacunas ficam presos atrás da barreira potencial.

O material do tipo N, apresenta um excedente de elétrons, já o material tipo P, apresenta falta de elétrons e essa diferença de concentração de elétrons nas duas camadas, quando um fóton (partícula de luz) atinge a camada, os elétrons da camada N migram para a camada P e produzem um campo elétrico.

o material P possui menos elétrons, haja visto a presença de lacunas, dessa forma, é considerado um material positivo. Por outro lado, o material N, apresenta elétrons em excesso, (carga negativa) adicional ao redor de alguns átomos da estrutura e, portanto, o material é negativo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais