Buscar

Qual é a relação entre o processo de industrialização e o fenômeno daurbanização ocorrido na Europa no final do século XIX eo início do século XX ?

💡 2 Respostas

User badge image

Dayane

A relação entre o processo de industrialização e o fenômeno da urbanização ocorrido na Europa no final do século XIX e o início do século XX é de causa e consequência. A industrialização foi a causa da urbanização, pois provocou a migração de muitas pessoas do campo para as cidades em busca de trabalho nas fábricas. A urbanização foi a consequência da industrialização, pois aumentou a demanda por bens de consumo, serviços e infraestrutura nas áreas urbanas.

A industrialização na Europa começou com a Primeira Revolução Industrial no final do século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Suécia, que foram os primeiros países a implantar máquinas a vapor, ferrovias e indústrias têxteis. Os outros países europeus aderiram à Revolução Industrial no decorrer do século XIX, período em que houve o fenômeno da urbanização.

A urbanização na Europa se intensificou com a Segunda Revolução Industrial, que ocorreu entre o final do século XIX e o início do século XX. Nesta fase, houve o desenvolvimento de novas tecnologias, como a eletricidade, o petróleo, o aço e os automóveis. A França passou a ter maior destaque, despontando a cidade de Paris como centro industrial do país. A urbanização também foi influenciada pelos movimentos sociais e políticos que ocorreram na Europa nesse período, como as revoluções liberais, as lutas nacionalistas e as guerras mundiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais