Buscar

PSICOMOTRICIDADE

Segundo o pensamento de Almeida (2010), descreva como podemos construir ambientes educativos na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, advindos da Psicomotricidade.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A psicomotricidade é uma área que estuda a relação entre o movimento e o pensamento, e como essa relação pode ser trabalhada para o desenvolvimento infantil. Segundo Almeida (2010), para construir ambientes educativos na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, advindos da Psicomotricidade, é necessário considerar alguns aspectos, como: - Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, que permita a exploração e o movimento livre das crianças; - Oferecer atividades que estimulem a coordenação motora, a percepção espacial e a lateralidade, como jogos, brincadeiras e exercícios físicos; - Estimular a criatividade e a expressão corporal, por meio de atividades artísticas, como dança, teatro e música; - Valorizar a interação social e a cooperação entre as crianças, por meio de atividades em grupo; - Respeitar o ritmo e as características individuais de cada criança, evitando comparações e cobranças excessivas. Dessa forma, é possível construir ambientes educativos que promovam o desenvolvimento integral das crianças, considerando não apenas o aspecto cognitivo, mas também o físico, emocional e social.
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais