Logo Passei Direto
Buscar

Anatomia

Biológicas / Saúde
Candau (2003) afirma que a apologia à mestiçagem é uma das formas de dissimulação usada para amenizar as situações de desigualdades se utilizando da justificativa de que o cruzamento de diferentes raças possibilitou a ascensão social do negro mestiço, mulato. A partir dessa percepção da autora, como ela define esse processo? a. Mito da justiça racial. b. Mito da evolução racial. c. Processo de fusão racial. d. Mito da democracia racial. e. Processo de democratização racial.
User badge image
sandra lourenço

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Analisando a afirmação de Candau (2003) sobre a apologia à mestiçagem e como isso é utilizado para amenizar desigualdades, podemos observar que a autora critica a ideia de que a mistura de raças leva a uma ascensão social e a uma suposta harmonia racial. Vamos analisar as alternativas: a. Mito da justiça racial - Refere-se à ideia de que todos têm igualdade de oportunidades, mas não é exatamente o foco da crítica de Candau. b. Mito da evolução racial - Este termo não é o mais apropriado no contexto da crítica à mestiçagem. c. Processo de fusão racial - Embora possa se relacionar, não é o termo mais utilizado por Candau. d. Mito da democracia racial - Este é um conceito que se relaciona diretamente com a ideia de que a mestiçagem traz igualdade e harmonia, sendo uma crítica comum em estudos sobre desigualdade racial no Brasil. e. Processo de democratização racial - Este termo sugere uma mudança em direção à igualdade, mas não é o foco da crítica de Candau. A alternativa que melhor se alinha com a crítica de Candau sobre a apologia à mestiçagem e a forma como isso é utilizado para justificar desigualdades é: d) Mito da democracia racial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A partir da descrição apresentada, podemos identificar que a autora Candau (2003) está discutindo a ideia de que a apologia à mestiçagem é utilizada como uma forma de dissimulação para suavizar as desigualdades sociais, sob a justificativa de que o cruzamento de diferentes raças teria possibilitado a ascensão social do negro mestiço, mulato. Analisando as opções: a. Mito da justiça racial - Não reflete diretamente a ideia de dissimulação através da mestiçagem para amenizar desigualdades. b. Mito da evolução racial - Não aborda a questão da mestiçagem como forma de dissimulação. c. Processo de fusão racial - Não reflete a crítica da autora sobre a apologia à mestiçagem como dissimulação. d. Mito da democracia racial - Esta opção reflete a crítica da autora, pois aponta para a ideia de que a mestiçagem é usada como justificativa para uma suposta harmonia racial, dissimulando as desigualdades sociais. e. Processo de democratização racial - Não reflete a crítica da autora em relação à mestiçagem como forma de dissimulação. Portanto, a opção correta, de acordo com a percepção da autora Candau (2003), é: d. Mito da democracia racial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a percepção de Candau (2003), o processo de dissimulação usado para amenizar as situações de desigualdades se utilizando da justificativa de que o cruzamento de diferentes raças possibilitou a ascensão social do negro mestiço, mulato é definido como "Mito da democracia racial".

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas primeiras décadas do Brasil colônia, o país estava em processo de organização econômica e civil. Os portugueses, que já tinham experiências consolidadas em colônias tropicais como Índia e África, trataram de estabelecer um sistema de exploração que seria considerado a experiência mais significativa até então já praticada por eles. Segundo o autor, qual era a base financeira desse sistema?​​​​​​​ a. Devido à riqueza mineral encontrada no Brasil, os primeiros anos tiveram a exportação de minérios como base financeira. b. A elevada demanda de mão de obra acabou tornando o comércio de escravos a base financeira da sociedade brasileira da época. c. Nas primeiras décadas do Brasil colônia, devido ao intenso comércio marítimo, os portugueses adotaram o comércio como base financeira. d. A experiência trazida pelos portugueses permitiu o cultivo de plantas úteis alimentares que foram transplantadas com êxito para o meio agrícola. Assim sendo, os primeiros anos da colônia tiveram a agricultura como base financeira. e. Pela vivência com a cultura indígena, os colonizadores acabaram adotando o escambo como base financeira.

O texto descreve o relato de um viajante europeu após sua estadia no Brasil. O autor desferiu duras críticas aos habitantes que eram fruto da miscigenação das raças que aqui se encontraram.
Conforme descrito no texto, qual é a imagem que o Brasil acaba passando no exterior?
A. A imagem de paraíso sexual, do futebol, das praias e da justiça.
B. A imagem de país do futebol, do carnaval, das praias e do emprego.
C. A imagem de paraíso sexual, do futebol, das praias, do carnaval e da desmoralização política.
D. A imagem de país do carnaval, do trabalho, das praias, de paraíso sexual e da desmoralização política.
E. Nenhuma das alternativas.

A sociedade machista brasileira, que determina um padrão cultural, social e dominante a ser seguido, é responsável pela criação desses estereótipos de gênero que afligem em grande parte as mulheres.
Essa discriminação se acentua quando é formado o seguinte segmento:
A. Mulheres idosas.
B. Mulheres trabalhadoras.
C. Mulheres negras.
D. Mulheres brancas.
E. Mulheres índias.

Em 2005, a UNESCO abriu a Convenção sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais nos países. O Brasil, como signatário da UNESCO, aderiu às diretrizes da Convenção.
Neste sentido, o que a Convenção de 2005 visa apoiar?
A. Visa inspirar a legislação relacionada aos direitos culturais, reforçando o ideal dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, quanto ao natureza específica das atividades, bens e serviços culturais enquanto portadores de identidades, valores e significados.
B. Visa impor a legislação relacionada aos direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como apoiar as manifestações culturais do país e a sua diversidade.
C. As diretrizes descritas na Convenção tem por finalidade inspirar a legislação dos países signatários, sempre respeitando a soberania de cada e jamais impondo qualquer tipo de sanções para aqueles que não aderem aos ideias propostos pela UNESCO.
D. Visa apoiar os direitos culturais das nações mais desenvolvidas do planeta em função da difusão de valores e significados que favoreçam a exportação de produtos tecnológicos globalmente.
E. Visa apoiar a recusa dos países europeus em receberem imigrantes de outras partes do mundo cujos valores culturais são diferentes daqueles promovidos no âmbito da comunidade europeia.

Na sociedade atual, a diversidade cultural tem ganhado espaço e direito de expressão. Porém, as manifestações de intolerância em relação à diversidade também têm crescido.
Neste sentido, em que momento é importante falar sobre diversidade cultural e tolerância? Marque a alternativa CORRETA:
A. No momento que as pessoas têm o direito de manifestar sua cultura, ignorando a cultura do outro, ou seja, garantir o direito do indivíduo está acima dos direitos coletivos de expressão.
B. No momento que as pessoas devem ser reconhecidas como diferentes perante a lei, ou seja, a legislação não trata todos como iguais.
C. No momento que as pessoas devem anular sua identidade em benefício de outra, ou seja, algumas culturas são superiores às demais.
D. No momento que todas as culturas têm o direito de expressão e devem ser respeitadas nas suas manifestações.
E. No momento que apenas algumas manifestações culturais são importantes.

Para Castells (2015), as conexões que a sociedade proporciona devem contribuir para fortalecer o diálogo, o respeito e a tolerância entre as diferentes culturas.
Qual é o conceito-chave que o autor fala, e o que pode auxiliar no objetivo proposto?
A. Sociedade das conexões e meios de comunicação podem auxiliar.
B. Sociedade em rede e meios de comunicação; redes sociais e meios que conectam as comunidades ou as culturas podem auxiliar.
C. Sociedade em rede e meios de comunicação; e redes sociais podem auxiliar no objetivo, sem necessidade das comunidades ou culturas locais.
D. Sociedade das conexões e meios que as comunidades ou culturas utilizam.
E. Sociedade em rede e meios de comunicação; e as fake news podem auxiliar no objetivo proposto.

Mais conteúdos dessa disciplina