Buscar

Quais as orientações gerais para a prevenção de quedas na pessoa idosa?

A Enfermagem possui um importante papel na prevenção da queda nos idosos, atuando por meio da avaliação dos fatores que predispõem a queda da pessoa idosa, como alteração do equilíbrio, marcha, hipotensão postural, uso de determinados medicamentos, ambiente, dentre outros, bem como da educação contínua do idoso e de seus familiares, a partir de intervenções em conjunto com a equipe multidisciplinar. As quedas possuem fatores intrínsecos, como história prévia de quedas (uma ou mais quedas no ano anterior aumentam o risco de novas quedas no ano subsequente), idade, sexo feminino, medicamentos, condição clínica, doenças osteomusculares, dentre outros; e fatores extrínsecos, com destaque para os fatores ambientais. Disserte sobre as orientações gerais para a prevenção de quedas na pessoa idosa.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As quedas em idosos são um problema de saúde pública e podem causar lesões graves, diminuição da qualidade de vida e até mesmo a morte. Algumas orientações gerais para prevenção de quedas em idosos são: 1. Avaliação médica: é importante que o idoso faça avaliações médicas regulares para identificar possíveis fatores de risco para quedas, como problemas de visão, audição, equilíbrio e marcha. 2. Atividade física: a prática regular de atividade física ajuda a melhorar o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade, reduzindo o risco de quedas. 3. Uso de calçados adequados: o idoso deve usar calçados confortáveis, com solado antiderrapante e que se ajustem bem aos pés. 4. Iluminação adequada: é importante que o ambiente em que o idoso vive esteja bem iluminado, especialmente à noite, para evitar tropeços e quedas. 5. Remoção de obstáculos: é importante que o ambiente em que o idoso vive esteja livre de obstáculos, como tapetes soltos, fios elétricos e objetos espalhados pelo chão. 6. Uso de dispositivos de auxílio: o idoso pode usar dispositivos de auxílio, como bengalas, andadores e corrimãos, para ajudar na locomoção e prevenir quedas. 7. Educação: é importante que o idoso e seus familiares recebam orientações sobre prevenção de quedas, incluindo a importância de manter o ambiente seguro, a prática de atividade física e a utilização de dispositivos de auxílio.
6
Dislike0
User badge image

Lucineia Trindade

Mudar resposta
0
Dislike0
User badge image

Fernanda Ransolin

Para evitar a queda da população idosa, alguns cuidados importantes devem ser tomados em casa.

1 – Evite escorregar ou repare tapetes soltos e rasgados, pois podem pois podem causar escorregões e tropeções. Também um grande problema é que há muitos fios soltos na área de circulação.  

2- Use sapatos fechados com sola de borracha que grudem mais no chão. 

3- Coloque tapetes antiderrapantes em banheiros, chuveiros, em frente a pias de cozinha e outras áreas de tráfego intenso. 

4- Não ande em pisos irregulares, escorregadios ou molhados.

5-Obstruções no chão como móveis e objetos espalhados pela casa causam quedas. 

6-Sempre deixe as luzes acesas à noite para facilitar o deslocamento e evitar tropeços. 

7-Corrimões em ambos os lados de escadas e corredores. O passeio deve seguir até a última etapa, revestida com piso antiderrapante e sinalizada com faixas amarelas na primeira e última etapas. 

8-Se necessário, use um dispositivo auxiliar como muletas, andador de borracha ou cadeira de rodas conforme orientação do seu profissional de saúde. Não seja tímido. A segurança é de extrema importância. 

9-Mantenha seu telefone ao alcance para que você possa pedir ajuda facilmente quando precisar. 

10-Espere até que o ônibus pare completamente antes de descer. 

11-Evite passar cera na casa. 

12-Se você cair e sentir muita dor, não espere para procurar ajuda médica. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ainda é importante tratar possíveis fatores que podem levar à ocorrência de quedas, como:

– revisão de medicamentos, principalmente dos que podem causar hipotensão ou sedação;

– tratar problemas de visão e audição (a audição está diretamente ligada ao controle do equilíbrio corporal);

– tratar problemas dos pés e de calçados;

– tratar hipotensão ortostática e outros problemas cardiovasculares;

– realizar exercícios periodicamente, com vistas a treinar equilíbrio e marcha, além de melhorar o condicionamento físico;

– suplementar cálcio e vitamina D;

Além dessas ações, realizar modificações no ambiente onde o idoso reside é uma medida relevante. Tais modificações ambientais podem incluir a instalação de barras de apoio em banheiros, pisos antiderrapantes, organização de móveis de modo que não interfiram na circulação, colocar cores ou texturas contrastantes no chão em locais onde existe mudança de nível, o colchão da cama deve estar em nível adequado, de modo que ao sentarem-se, os pés consigam tocar o chão. As portas de ambientes internos não devem ser trancadas, pois em caso de ocorrência de quedas é preciso ter acesso facilitado para auxiliar o idoso. Queixas de tonturas também podem estar relacionadas à queda. Mesmo que pequena ela pode resultar em transtornos aos idosos, causando desde lesões leves como contusões e torções, ou mais graves como fraturas. A coordenação motora e a destreza mudam com a idade. Com isso, as quedas podem ocorrer ou se tornar mais frequentes, o que pode indicar o surgimento de fragilidade. Com o tratamento adequado, esse problema pode ser evitado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais