Buscar

Sabemos que a liberdade probatória não é absoluta, sendo certo que a persecução penal não pode se dar a qualquer preço, os fins não justificam os m...

Sabemos que a liberdade probatória não é absoluta, sendo certo que a persecução penal não pode se dar a qualquer preço, os fins não justificam os meios. Nesse sentido, é correto dizer que o Código de Processo Penal:

Admite, ao livre critério do juiz, utilização do sistema de videoconferência para a coleta apenas do interrogatório.
Prevê que o juiz que receber a denúncia ou queixa ficará vinculado ao processo e será o componente para a sentença, por causa do comando normativo do princípio da identidade física.
Considera lícita a prova obtida por fonte(s) independente(s) da ilícita, porque entre uma e outra não há nexo de causalidade.
Confere valor absoluto à delação premiada, se o juiz participar das negociações realizadas entre as partes para a formalização do acordo de colaboração.
Proíbe que o juiz requisite provas, porque essa iniciativa contraria o modelo acusatório e dá causa à nulidade absoluta do processo.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Explicação: A afirmativa I está correta, pois o Código de Processo Penal admite, ao livre critério do juiz, a utilização do sistema de videoconferência para a coleta apenas do interrogatório. A afirmativa II também está correta, pois o Código de Processo Penal prevê que o juiz que receber a denúncia ou queixa ficará vinculado ao processo e será o componente para a sentença, por causa do comando normativo do princípio da identidade física. A afirmativa III está incorreta, pois o Código de Processo Penal não considera lícita a prova obtida por fonte(s) independente(s) da ilícita, porque entre uma e outra há nexo de causalidade. A afirmativa IV está incorreta, pois o Código de Processo Penal não confere valor absoluto à delação premiada, mesmo que o juiz participe das negociações realizadas entre as partes para a formalização do acordo de colaboração. A afirmativa V está incorreta, pois o juiz pode requisitar provas, desde que isso não contrarie o modelo acusatório e não dê causa à nulidade absoluta do processo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais