Buscar

"A infecção pelo vírus da Hepatite C (VHC) é considerada um importante problema de saúde pública. Apresenta distribuição mundial e estima-se que ex...

"A infecção pelo vírus da Hepatite C (VHC) é considerada um importante problema de saúde pública. Apresenta distribuição mundial e estima-se que existam cerca de 170 milhões de portadores crônicos de Hepatite C no mundo. Durante as décadas de 1970 e 1980, não se conheciam as causas etiológicas dos casos de hepatite pós-transfusão sanguínea. Ainda na década de 1970, testes de triagem sorológicos, voltados para a investigação do VHC e VHB, apontaram que 25% dos casos de hepatite associados às transfusões sanguíneas estavam relacionados ao vírus da Hepatite B (VHB). Os 75% de casos restantes foram considerados como hepatites não-A e não-B. [...]No Brasil, a realização dos testes para a detecção de anti-HCV tornou-se obrigatória em 1993 pelo ministro da Saúde Henrique Santillo e foi instituída pela Portaria 1.376/93¿ (COSTA, A.S. et al. Incidência de hepatite C em doadores de sangue do município de Anápolis no ano de 2010. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 11, n. 1, p. 11-17, jan./jun. 2013)." Inicialmente, os testes sorológicos eram realizados a partir da sorologia, mas ainda assim algumas infecções aconteciam por causa da janela imunológica. Entretanto, após o desenvolvimento da metodologia NAT, os testes moleculares ganharam destaque pela expressiva redução da janela imunológica, tornando os hemocomponentes mais seguros. Quantos dias após a infecção por hepatite C, a metodologia NAT pode detectar esse marcador no sangue de um doador?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A metodologia NAT pode detectar o marcador do vírus da Hepatite C (VHC) no sangue de um doador em até 7 dias após a infecção. Isso ocorre porque essa técnica é capaz de detectar diretamente o material genético do vírus, enquanto os testes sorológicos detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção, o que pode levar mais tempo para ser detectado.

0
Dislike0
User badge image

Estudante

A metodologia NAT (Nucleic Acid Testing) é capaz de detectar o marcador do vírus da hepatite C (VHC) no sangue de um doador em um período de aproximadamente 7 a 10 dias após a infecção. Essa técnica molecular tem alta sensibilidade e especificidade na detecção do material genético do vírus, permitindo identificar o VHC mesmo em estágios iniciais da infecção, antes mesmo da detecção de anticorpos pelos testes sorológicos convencionais. Isso contribui para a segurança dos hemocomponentes e reduz o risco de transmissão do VHC por meio de transfusões sanguíneas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais