Buscar

Sociedade brasileira e cidadania

Segundo Aristóteles, o homem seria um animal político, isto é, orientado por sua própria natureza para o desenvolvimento social e cívico em coletividades organizadas; nessa condição, a estruturação de sociedades não visaria apenas à sobrevivência da espécie humana, mas também à promoção do bem-estar, compreendido igualmente como desígnio natural da essência humana.

Sobre as reflexões promovidas por Aristóteles, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A realização plena das faculdades humanas estaria situada justamente nesta entidade coletivamente formada, necessária para o adequado florescimento da natureza política que nos distingue;

PORQUE

II. Em contraste, e segundo a perspectiva aristotélica, a eventual negativa do aspecto cívico do homem produziria, seres detestáveis, predispostos à exploração imoral dos outros e à guerra contínua.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

  • a)
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
  • b)
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
  • c)
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
  • d)
  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
  • e)
  • As asserções I e II são proposições falsas.


Respostas

245 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. Aristóteles defendia que o homem é um animal político, ou seja, que a natureza humana é orientada para o desenvolvimento social e cívico em coletividades organizadas. Nesse sentido, a realização plena das faculdades humanas estaria situada justamente nesta entidade coletivamente formada, necessária para o adequado florescimento da natureza política que nos distingue. Por outro lado, segundo a perspectiva aristotélica, a eventual negativa do aspecto cívico do homem produziria seres detestáveis, predispostos à exploração imoral dos outros e à guerra contínua. No entanto, a segunda asserção não justifica a primeira, pois não há uma relação de causa e efeito entre elas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina