Logo Passei Direto
Buscar
Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) não é responsável por? A) Proporcionar mais informação dentro das limitações de tempo exigidas pela empresa. B) Propiciar o melhor controle do plano de marketing da empresa. C) Proporcionar a recuperação seletiva de informação: os usuários recebem apenas o que querem e necessitam, evitando desperdício de tempo e esforço. D) Levar ao reconhecimento mais rápido das tendências que se desenvolvem no mercado. E) Vender mais produtos para cada cliente individualmente ou grupos de clientes.
User badge image
Guilherme Alves

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) Vender mais produtos para cada cliente individualmente ou grupos de clientes. O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é responsável por coletar, armazenar, analisar e distribuir informações relevantes para a tomada de decisão em marketing. Ele ajuda a empresa a entender melhor o mercado, seus clientes e concorrentes, além de auxiliar na elaboração e controle do plano de marketing. No entanto, o SIM não tem como objetivo vender mais produtos para cada cliente individualmente ou grupos de clientes, mas sim fornecer informações para que a empresa possa tomar decisões estratégicas de marketing.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Rizane Souza

há 2 anos

Resposta (E)

Vender mais produtos para cada cliente individualmente ou grupos de clientes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É um tipo de apresentação de venda não pessoal, estabelecida em um nível predeterminado, visando a um público dentro de um período especificado de tempo. Trata-se de uma atividade paga por um patrocinador identificável, ou seja, qualquer forma paga de apresentação impessoal de ideias, produtos ou serviços, efetuada por um patrocinador identificado (organização contratante).
a. Comercialização.
b. Patrocínio.
c. Venda Pessoal.
d. Publicidade.
e. Propaganda.

A necessidade de dados e informação em marketing é particularmente importante, por ser a área funcional da empresa que mais interage com as variáveis do ambiente externo em constante mutação. Os clientes, por exemplo, reagem a mudanças políticas e econômicas etc., bem como os seus concorrentes reagem às estratégias bem-sucedidas lançadas por sua empresa. Portanto, em marketing, para acompanhar as constantes transformações e ocorrências no micro e macro ambientes, sejam relativas às variáveis controláveis ou não controláveis, é considerado muito importante o desenvolvimento e utilização de um:
a. SIM – Sistema de Interação de Marketing.
b. CIM – Comunicação Integrada de Marketing.
c. SIM – Sistema Integrado de Marketing.
d. CIM – Comunicação das Informações de Mercado.
e. SIM – Sistema de Informação de Marketing.

Das alternativas a seguir, qual delas não corresponde a um conhecimento e a atenção relativos ao processo de precificação dos produtos em marketing?
a. Para aumentar a receita, a empresa precisa assumir o caminho do aumento de preço ou aumento do volume de produtos vendidos, raramente é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, tão pouco é fácil fazer qualquer uma delas, pois existem implicações que podem culminar em clientes mais resistentes a ao ato de comprar.
b. Embora a precificação seja, mercadologicamente, uma das variáveis mais fáceis de executar (e de mudar), a decisão de precificar e de reprecificar (alteração de preço) deve ser tomada apenas mediante a informações contendentes e uma profunda análise das mesmas, pois pode levar (acidentalmente) à redução de vendas.
c. Em termos competitivos, as empresas têm muito trabalho para descobrir e antecipar as estratégias e táticas de precificação das empresas rivais, mesmo assim elas devem sempre tentar antecipar-se aos movimentos competitivos dos concorrentes, pois estratégias de preços, praticados por terceiros e com forte embasamento na redução de preços, pode, mesmo que por um curto período de tempo, atrair muitos compradores.
d. O processo de precificação deve estar atento às condições do mercado alvo, ou seja, os preços – na medida do possível – não podem perder de vista a capacidade de pagamento em uma dada região, país etc., pois preços muito acima da capacidade de pagamento remetem a estoques elevados e a prejuízos, por sua vez, preços muito abaixo da expectativa dos clientes podem gerar problemas, como a falta de produtos para vendas e entrega, desvalorização marginal da marca, dentre outros.
e. A estratégia de precificação deve considerar, basicamente, as condições relativas aos custos de produção da empresa e o tamanho de seu interesse de retorno. Em outros termos, grosso modo, se a soma de todos os gastos e custos de produção e de impostos é igual a 10 e o lucro desejado é de 30%, nenhum produto poderá ser vendido por menos do que 13, mesmo que os concorrentes estejam vendendo por 11.

Leia a explicação a seguir sobre o Brainstorming. O brainstorming teve origem nos Estados Unidos e sua autoria é atribuída a Alex F. Osborn. De acordo com os autores Lamb Jr.; Hair Jr.; McDaniel (2004, p. 330), como técnica, o brainstorming é especialmente utilizado nas áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. Consiste em fazer com que um grupo de pessoas pense em formas não limitadas de diversificar um produto ou resolver um problema. A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas (de duas até dez) se reúna e utilize diferenças em um produto, ou resolva um problema. Essa técnica propõe que o grupo de pessoas se reúna e utilize diferenças em seus pensamentos para que possa chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando, assim, ideias inovadoras que levem o projeto adiante. A técnica propõe que as pessoas envolvidas nesse método sejam, preferencialmente, de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a “tempestade de ideias” que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Outro aspecto importante do brainstorming é que nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas são ouvidas e trazidas até o processo de brainwrite (em tradução livre, “ideia escrita”, ou seja, se escreve o que se pensa e analisa), que se constitui na compilação ou na anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes de uma sessão, assim evoluindo até a chegada da solução efetiva.
Agora responda à seguinte indagação: Por que o brainstorming é particularmente importante em marketing?
a. Esta técnica tem pouca aplicação em marketing, portanto sua utilidade é limitada ao teste de preferência de um produto em relação aos seus similares.
b. Como aspecto de pesquisa e conhecimento de mercado, brainstorming é destinado apenas à revitalização de produtos em declínio.
c. Torna possível saber o que os concorrentes estão fazendo para atrair e retorno de novos clientes.
d. Como uma dinâmica de grupo, permite o surgimento de ideias e conhecimentos úteis para o desenvolvimento de novos produtos.
e. A realização de brainstorming faz com que os participantes tenham mais interesse nos produtos da empresa, levando-os a comprar mais.

Leia as duas afirmativas: I. O posicionamento é uma técnica por meio da qual os profissionais de marketing buscam criar uma imagem ou identidade para um produto e/ou marca na mente dos clientes (mercado consumidor). II. O reposicionamento envolve uma mudança da identidade (na mente dos clientes) de um produto e/ou marca em relação à identidade de produtos e marcas concorrentes.
É possível dizer que:
a. A primeira afirmação está correta e a segunda está incorreta.
b. A primeira afirmação está incorreta e a segunda está correta.
c. A segunda afirmação corrige e complementa a primeira.
d. A segunda afirmação confirma e complementa a primeira.
e. A primeira afirmação é igual à primeira.

Sobre as informações mercadológicas (envolvendo a pesquisa de marketing, sistema de informação e sistema de informação de marketing, tabulação de dados, geração de informações, tomada de decisão etc.), qual a única alternativa incorreta?
a. A pesquisa de marketing é compreendida como a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e o marketing como área de conhecimento de administração.
b. O processo de pesquisa de marketing compreende, pelo menos, quatro diferentes etapas, são elas: (1) reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa; (2) planejamento da pesquisa; (3) execução da pesquisa; e (4) comunicação dos resultados.
c. As informações são, obrigatoriamente, as entradas do Sistema de Informação, sendo que suas saídas são compostas apenas por dados destinados a certos destinatários. Os dados de marketing correspondem aos conhecimentos mais aprofundados e já estruturados previamente, destinados, por exemplo, aos gestores, aos departamentos solicitantes que os utilizaram para o processo de tomada de decisão mercadológica.
d. Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) é uma estrutura presente na empresa que reúne, seleciona, interpreta e mantém um fluxo de informações a respeito do ambiente global de marketing no qual a empresa está inserida: microambiente (empresa, fornecedores, intermediários de mercado, clientes, concorrentes e públicos.

O processo de pesquisa de marketing compreende, pelo menos, quatro diferentes etapas, são elas: (1) reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa; (2) planejamento da pesquisa; (3) execução da pesquisa; e (4) comunicação dos resultados.
Sobre o lançamento de novos produtos, considere a afirmação.
- Existem diversos meios de classificar novos produtos, por exemplo: inovações contínuas (as mudanças ocorrem em produtos existentes; podem ser vistas com a evolução de um produto existente) ou inovações descontínuas (os produtos são completamente novos, não existe antecessor e ele não é fruto da evolução de um produto existente).
- Para Churchill e Peter (2010), os produtos podem ser também inovações voltadas para tecnologia (que vêm de pesquisa e desenvolvimento) ou inovações voltadas para os clientes (que vêm da análise de necessidades e desejos dos consumidores). As duas formas propostas por Churchill e Peter são importantes porque representam tendências do mercado, se a primeira voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias que integrem funções e melhorem a vida das pessoas, e a segunda voltada para o desenvolvimento de produtos a partir do que os clientes requerem, ou seja, lança-se o produto a partir das necessidades e até mesmo dos desejos dos clientes (sempre que possível e viável).
a. Novas categorias de produtos.
b. Adições da linha de produtos.
c. Melhorias em produtos.
d. Produtos reposicionados.
e. Produtos novos para o mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina