Buscar

SOBRE os TÍTULOS DE CRÉDITO E O INSTITUTO DO ENDOSSO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE: I. Os títulos de crédito típicos/nominados (letra de câmbio, nota pro...

SOBRE os TÍTULOS DE CRÉDITO E O INSTITUTO DO ENDOSSO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE: I. Os títulos de crédito típicos/nominados (letra de câmbio, nota promissória, cheque, duplicata etc.) circulam mediante endosso porque todos eles possuem, ainda que implícita, a ordem; endosso é o ato cambiário mediante o qual o credor do título de crédito (endossante) transmite seus direitos a outrem (endossatário). É ato cambiário, pois, que título em circulação. III. Somente quando for inserida, expressamente, a cláusula ¿não à ordem; num título de crédito é que ele não poderá circular por endosso, e sim por mera cessão civil de crédito. IV. endosso se submete ao regime jurídico cambial, e a cessão civil de crédito se submete ao regime jurídico civil. Enquanto o endosso é ato unilateral que deve ser feito no próprio título, em obediência ao princípio da literalidade, a cessão civil de crédito é negócio bilateral formalizado por meio de contrato, ou seja, instrumento à parte. O endosso acarreta a responsabilização do endossante, que passa a ser codevedor. Na cessão civil de crédito, o cedente responde apenas pela existência do crédito cedido (art. 296 do Código Civil).

I. Os títulos de crédito típicos/nominados (letra de câmbio, nota promissória, cheque, duplicata etc.) circulam mediante endosso porque todos eles possuem, ainda que implícita, a ordem; endosso é o ato cambiário mediante o qual o credor do título de crédito (endossante) transmite seus direitos a outrem (endossatário). É ato cambiário, pois, que título em circulação.
III. Somente quando for inserida, expressamente, a cláusula ¿não à ordem; num título de crédito é que ele não poderá circular por endosso, e sim por mera cessão civil de crédito.
IV. endosso se submete ao regime jurídico cambial, e a cessão civil de crédito se submete ao regime jurídico civil. Enquanto o endosso é ato unilateral que deve ser feito no próprio título, em obediência ao princípio da literalidade, a cessão civil de crédito é negócio bilateral formalizado por meio de contrato, ou seja, instrumento à parte. O endosso acarreta a responsabilização do endossante, que passa a ser codevedor. Na cessão civil de crédito, o cedente responde apenas pela existência do crédito cedido (art. 296 do Código Civil).
A Apenas a afirmação está
B Estão corretas as afirmacoes I, e III.
C Estão corretas as afirmações e IV.
D Todas as afirmações são falsas.
E Todas as opções são verdadeiras

Essa pergunta também está no material:

empresarial
1 pág.

Direito Empresarial Comercial

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Estão corretas as afirmações I e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais