Buscar

Um dos limites ao poder de tributar do Estado corresponde aos Princípios Constitucionais, que tem a finalidade, de forma geral e abstrata, promover...

Um dos limites ao poder de tributar do Estado corresponde aos Princípios Constitucionais, que tem a finalidade, de forma geral e abstrata, promover o controle jurídico dos atos, especialmente os promovidos pelo Estado. Quanto aos Princípios de Direito Tributário, assinale abaixo a alternativa correta:

Alternativa 1: O Princípio da não cumulatividade visa tributar mais fortemente produtos menos essenciais, enquanto que os produtos essenciais deverão ter alíquotas menores.

Alternativa 2: O Princípio da territorialidade da tributação está ligado à limitação do espaço físico da pessoa política competente ao criar o tributo, ou seja, tributos federais devem alcançar todo o território nacional, enquanto os estaduais apenas devem ser obedecidos dentro de suas fronteiras regionais.

Alternativa 3: Princípio da não discriminação tributária, em razão da procedência ou do destino dos bens permite aos entes públicos e políticos estabelecerem diferenciação tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

Alternativa 4: Princípio do não confisco permite que o tributo seja aumentado até cinco vezes o valor do produto, como é o exemplo do ICMS.

Alternativa 5: A União, os Estados, Distrito Federal e Municípios podem instituir ou aumentar tributos mediante ato administrativo, sem a necessidade de Lei anterior.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 3: Princípio da não discriminação tributária, em razão da procedência ou do destino dos bens permite aos entes públicos e políticos estabelecerem diferenciação tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino. Os demais princípios citados nas outras alternativas são: 1. Princípio da não cumulatividade: visa evitar a tributação em cascata, ou seja, a tributação do mesmo produto em diferentes etapas da cadeia produtiva. 2. Princípio da territorialidade da tributação: estabelece que a competência para tributar é limitada ao território do ente tributante. 4. Princípio do não confisco: estabelece que o tributo não pode ter caráter confiscatório, ou seja, não pode ser tão elevado a ponto de inviabilizar o exercício da atividade econômica. 5. Princípio da legalidade: estabelece que a instituição ou aumento de tributos deve ser feita por meio de lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais