Buscar

A docência em filosofia convoca os professores e as professoras como pensadores e pensadoras, mais do que como transmissores acríticos de um saber ...

A docência em filosofia convoca os professores e as professoras como pensadores e pensadoras, mais do que como transmissores acríticos de um saber que supostamente dominam, ou como técnicos que aplicam estratégias didáticas ideadas por especialistas para serem empregadas por qualquer um, em qualquer circunstância. Alejandro Cerletti. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 9.

Considerando o assunto abordado no texto precedente, assinale a opção CORRETA.

  • Uma didática geral que possibilite que qualquer tipo de conhecimento possa ser ensinado aos estudantes é condição suficiente para o ensino de filosofia.
  • O ensino da filosofia tem como exigência a própria experiência do pensar, que deve ser exercitado pelas professoras e professores, em uma prática que alie as estratégias didáticas à crítica dos conhecimentos filosóficos.
  • A boa utilização das práticas pedagógicas suplanta obstáculos para o ensino, ainda que os docentes sejam transmissores acríticos dos saberes que dominam.
  • Tendo em vista que o que a escola necessita é de pensadoras e pensadores, a dimensão pedagógica é dispensável na docência em filosofia.


💡 1 Resposta

User badge image

Luciana Moreira Santos Moura

O ensino da filosofia tem como exigência a própria experiência do pensar, que deve ser exercitado pelas professoras e professores, em uma prática que alie as estratégias didáticas à crítica dos conhecimentos filosóficos.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais