Buscar

Um fragmento de ADN, contendo um gene humano, por exemplo, pode ser unido ao ADN de um vetor e a nova molécula de ADN formada pode então ser introd...

Um fragmento de ADN, contendo um gene humano, por exemplo, pode ser unido ao ADN de um vetor e a nova molécula de ADN formada pode então ser introduzida numa célula hospedeira (por exemplo, uma bactéria). O vetor utilizado desta maneira é chamado vetor de clonagem e o ADN propagado por inserção num destes vetores é chamado de clone. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir. I. Os vetores de clonagem são pequenas moléculas lineares de ADN f ita dupla, derivados de plasmídeos maiores que ocorrem naturalmente nas células bacterianas. II. Os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem, permitindo a inserção sítio-específ ica de outra molécula de ADN (o inserto). III. O vetor de expressão tem como objetivo gerar o produto gênico, ou seja, o gene de interesse é clonado no vetor de expressão e assim é possível se obter a expressão de um insumo biotecnológico como a insulina, por exemplo. Assinale:

I. Os vetores de clonagem são pequenas moléculas lineares de ADN f ita dupla, derivados de plasmídeos maiores que ocorrem naturalmente nas células bacterianas.
II. Os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem, permitindo a inserção sítio-específ ica de outra molécula de ADN (o inserto).
III. O vetor de expressão tem como objetivo gerar o produto gênico, ou seja, o gene de interesse é clonado no vetor de expressão e assim é possível se obter a expressão de um insumo biotecnológico como a insulina, por exemplo.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Essa pergunta também está no material:

Simulado 1 genética
8 pág.

Genética I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "se somente as afirmativas I e II estiverem corretas." Explicação: I. Os vetores de clonagem são pequenas moléculas lineares de ADN fita dupla, derivados de plasmídeos maiores que ocorrem naturalmente nas células bacterianas. (Correta) Os vetores de clonagem são moléculas de DNA que são usadas para clonar fragmentos de DNA. Eles são derivados de plasmídeos bacterianos naturais e são pequenos o suficiente para serem facilmente manipulados em laboratório. II. Os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem, permitindo a inserção sítio-específica de outra molécula de ADN (o inserto). (Correta) Os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem, que é um local específico no vetor onde o fragmento de DNA a ser clonado pode ser inserido. Isso permite que o fragmento de DNA seja inserido de forma precisa e controlada. III. O vetor de expressão tem como objetivo gerar o produto gênico, ou seja, o gene de interesse é clonado no vetor de expressão e assim é possível se obter a expressão de um insumo biotecnológico como a insulina, por exemplo. (Incorreta) O vetor de expressão é um tipo de vetor de clonagem que é usado para expressar proteínas recombinantes em células hospedeiras. Ele é usado para clonar um gene de interesse e expressá-lo em uma célula hospedeira, mas não é usado para produzir insumos biotecnológicos como a insulina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais