Buscar

Acerca dos princípios de Direito Ambiental, é correto afirmar: O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou i...

Acerca dos princípios de Direito Ambiental, é correto afirmar:

O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados por sua atividade, bem como orienta que os custos de prevenção e, eventualmente, de precaução, sejam assumidos pelo empreendedor.
O princípio da função socioambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no que tange à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito à propriedade urbana.
O Princípio da participação apenas orienta o uso de instrumentos de participação na esfera do Poder Judiciário, previstos constitucionalmente, como a Ação Popular e a Ação Civil Pública.
A Declaração do Rio de Janeiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, firmada em 1992, prevê em seu Princípio nº 15, que ".... Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para evitar a degradação ambiental". O texto do tratado internacional refere-se, exclusivamente, ao princípio do desenvolvimento sustentável.
O licenciamento ambiental - instrumento de política nacional do meio ambiente destinado a permitir a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores - é incompatível com o princípio da prevenção.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO CONST , ADM E AMBIENTAL NO SETOR PÚBLICO
6 pág.

Direito Administrativo e Direito Constitucional Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Acerca dos princípios de Direito Ambiental, é correto afirmar que: - O princípio do poluidor pagador impõe ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados por sua atividade, bem como orienta que os custos de prevenção e, eventualmente, de precaução, sejam assumidos pelo empreendedor. - O princípio da função socioambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no que tange à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito à propriedade urbana. - O Princípio da participação apenas orienta o uso de instrumentos de participação na esfera do Poder Judiciário, previstos constitucionalmente, como a Ação Popular e a Ação Civil Pública. - A Declaração do Rio de Janeiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, firmada em 1992, prevê em seu Princípio nº 15, que "Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para evitar a degradação ambiental". O texto do tratado internacional refere-se, exclusivamente, ao princípio do desenvolvimento sustentável. - O licenciamento ambiental - instrumento de política nacional do meio ambiente destinado a permitir a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores - é incompatível com o princípio da prevenção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais