Buscar

A “educação nacional” nasceu durante a Revolução Francesa, progredindo nos tempos posteriores à vitória republicana francesa e de seus ideais de fr...

A “educação nacional” nasceu durante a Revolução Francesa, progredindo nos tempos posteriores à vitória republicana francesa e de seus ideais de fraternidade, liberdade e igualdade. Identifique as afirmativas que correspondem às contribuições e ideias vinculadas a “educação nacional”.
I) O processo de estatização do ensino é, antes de tudo, a substituição de um corpo docente religioso (sob controle da Igreja) por um corpo laico (sob o controle do Estado).
II) A escola não precisaria ser obrigatória para as crianças, gratuita e laica. Tais anseios só irão movimentar as ideias para a educação do século XXI.
III) Condorcet disse que nenhum poder público deveria ter autoridade, nem direito, de impedir o desenvolvimento de verdades novas, ou o ensino de teorias contrárias.
IV) As ideias republicanas, pós-revolução francesa, não admitem a necessidade de formação de cidadãos com o direito de pensar livremente, com civismo e patriotismo.
V) A educação nacional não deveria ser leiga, desprezando as demandas igualitária e universal.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.


Essa pergunta também está no material:

História da Educação: Conceitos e Fatos
32 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa correta é: As afirmativas I e III estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a estatização do ensino foi um processo importante para a criação da educação nacional, que buscava substituir o controle da Igreja pelo Estado. - A afirmativa III está correta, pois Condorcet defendia a liberdade de ensino e a busca pela verdade, sem a interferência do poder público. As afirmativas II, IV e V estão incorretas, pois não correspondem às ideias e contribuições vinculadas à educação nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais