Buscar

Joaquim praticou crime de roubo majorado pelo emprego de arma branca em 25 de fevereiro de 2023. Ao visualizar Cláudia na parada de ônibus, falando...

Joaquim praticou crime de roubo majorado pelo emprego de arma branca em 25 de fevereiro de 2023. Ao visualizar Cláudia na parada de ônibus, falando ao celular, Joaquim se aproximou de Cláudia, exibiu uma faca e disse “Passa o celular ou eu te mato”. Cláudia imediatamente entregou o aparelho. Uma viatura da Polícia Militar passou pela rua minutos após e foi acionada por Cláudia, que narrou o crime. A polícia iniciou uma varredura na região, encontrando Joaquim 20 minutos depois do roubo, ainda de posse do celular, negociando-o com um transeunte. O rapaz é preso em flagrante e conduzido à delegacia de polícia. Comunicado dos fatos pela família de Joaquim, você, na condição de advogado(a), deverá esclarecer, com base na legislação penal e na jurisprudência dos Tribunais Superiores, que:

I - A posse mansa e pacífica da coisa subtraída é requisito para a configuração do crime de roubo.
II - O roubo majorado pelo emprego de arma branca foi inserido no rol dos crimes hediondos pela Lei n. 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime.
III - A majorante do emprego de arma branca foi revogada pela Lei n. 13.654/2018.
IV - A consumação do crime de roubo dispensa a posse mansa, pacífica e desvigiada da coisa subtraída, bastando que haja a retirada do bem da esfera de disponibilidade da vítima, ainda que por breve tempo.
A) considerando que Joaquim não teve a posse mansa e pacífica do celular subtraído, sendo encontrado poucos minutos depois do crime com o objeto roubado, poderá ser condenado pela tentativa de roubo majorado.
B) o roubo majorado pelo emprego de arma branca foi inserido no rol dos crimes hediondos pela Lei n. 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime.
C) a defesa poderá pleitear a exclusão da majorante do emprego de arma branca, considerando que tal causa de aumento de pena foi revogada pela Lei n. 13.654/2018.
D) a consumação do crime de roubo dispensa a posse mansa, pacífica e desvigiada da coisa subtraída, bastando que haja a retirada do bem da esfera de disponibilidade da vítima, ainda que por breve tempo.

Essa pergunta também está no material:

1-simulado-oab-1-fase-do-exame-38-cod-1442023586-compl54455
59 pág.

Oab Faculdade Santo AgostinhoFaculdade Santo Agostinho

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais