Buscar

Maurício, profundamente inconformado com o término de seu relacionamento amoroso com Daniela, decide enviar todos os dias, para o trabalho da ex-na...

Maurício, profundamente inconformado com o término de seu relacionamento amoroso com Daniela, decide enviar todos os dias, para o trabalho da ex-namorada, buquês de flores e cartas, pedindo para que retomem a relação. Além disso, liga insistentemente para a moça, várias vezes ao dia, além de mandar mensagens por aplicativos de conversas e em redes sociais. Não recebendo qualquer resposta de Daniela, Maurício vai pessoalmente à casa da ex-namorada e estaciona seu carro na frente do portão, não permitindo a saída de Daniela e seus familiares da residência. Nessa situação, como advogado(a) consultado(a) por Daniela acerca do enquadramento penal da conduta de Maurício, você deverá esclarecer que:

I - A conduta de Maurício não se tipifica como crime.
II - Maurício praticou o crime de ameaça, previsto no Código Penal.
III - Maurício praticou o crime de perseguição, previsto no Código Penal.
A) Maurício praticou o crime de ameaça, previsto no Código Penal, considerando o temor que incutiu em Daniela e seus familiares de que viessem a sofrer um mal injusto e grave.
B) Maurício praticou o crime de perseguição, previsto no Código Penal, visto que, de forma reiterada, ameaçou a integridade psicológica de Daniela, restringiu-lhe a capacidade de locomoção, bem como invadiu e perturbou sua esfera de liberdade e privacidade.
C) A conduta de Maurício, embora reprovável, não se tipifica como crime, cabendo uma intervenção do Estado apenas em casos de violência física.
D) A conduta de Maurício, embora reprovável, não se tipifica como crime, cabendo uma intervenção do Estado apenas em casos de violência física ou ameaça concreta.

Essa pergunta também está no material:

1-simulado-oab-1-fase-do-exame-38-cod-1442023586-compl54455
59 pág.

Oab Faculdade Santo AgostinhoFaculdade Santo Agostinho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Maurício praticou o crime de perseguição, previsto no Código Penal, visto que, de forma reiterada, ameaçou a integridade psicológica de Daniela, restringiu-lhe a capacidade de locomoção, bem como invadiu e perturbou sua esfera de liberdade e privacidade. A conduta de Maurício configura o crime de perseguição, também conhecido como stalking, previsto no artigo 147-A do Código Penal, que consiste em "perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais