Buscar

Sobre as regras de parcelamento e moratória dentro do direito tributário, assinale a opção correta. (A) Salvo disposição de lei em contrário, o par...

Sobre as regras de parcelamento e moratória dentro do direito tributário, assinale a opção correta.
(A) Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário exclui a incidência de juros e multas.
(B) O mero pedido de parcelamento, ainda que indeferido, interrompe a prescrição por configurar reconhecimento de dívida.
(C) A União não poderá conceder moratória quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, mesmo que simultaneamente seja concedida aos tributos de competência federal.
(D) A moratória pode ser concedida aos casos praticados com dolo, fraude ou simulação do sujeito passivo ou do terceiro em benefício daquele mediante expressa autorização legal.

Letra b.
(A) Errada. Salvo lei em sentido contrário, o parcelamento não exclui a incidência de juros e multa.
(B) Certa. Teor da Súmula 653 do STJ. O pedido de parcelamento configura reconhecimento de dívida e, portanto, gera a interrupção da prescrição.
(C) Errada. A União poderá conceder moratória aos tributos de competência dos estados, DF e municípios, pois não haverá renúncia de pagamento, mas tão somente a prorrogação do prazo.
(D) Errada. Não pode ser concedida moratória aos casos praticados com dolo, fraude ou simulação.

Essa pergunta também está no material:

1-simulado-oab-1-fase-do-exame-38-cod-1442023586-compl54455
59 pág.

Oab Faculdade Santo AgostinhoFaculdade Santo Agostinho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. O mero pedido de parcelamento, ainda que indeferido, interrompe a prescrição por configurar reconhecimento de dívida, conforme a Súmula 653 do STJ. As demais alternativas estão incorretas, pois: (A) Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas. (C) A União pode conceder moratória quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, desde que não haja renúncia de pagamento, mas tão somente a prorrogação do prazo. (D) A moratória não pode ser concedida aos casos praticados com dolo, fraude ou simulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais