Buscar

Transformações significativas na dinâmica colonial fizeram o Brasil conviver com uma série de mudanças políticas na segunda metade do século XVIII ...

Transformações significativas na dinâmica colonial fizeram o Brasil conviver com uma série de mudanças políticas na segunda metade do século XVIII e início século XIX. O crescimento econômico da colônia, apoiado na produção agrícola e pecuária e na extração de ouro e diamantes em Minas Gerais, passou a fortalecer a elite local e gerar novas demandas políticas. Essa dinâmica de transformações não ficou restrita exclusivamente à América portuguesa - ela se estendeu também pela América espanhola que, guardando as devidas proporções, presenciava a economia se ampliar e a elite local ganhar cada vez mais poder. Pergunta-se, portanto: se havia no Brasil um rígido controle sobre as instituições educacionais e a entrada de livros, como pode a economia se ampliar e a elite local ganhar cada vez mais poder? Aprecie, portanto, as opções afirmativas a seguir, e identifique aquela que pode expressar o argumento favorável que justifique essa ocorrência.


1. Todo o processo foi natural, e independeu de qualquer interferência relativa a estudos ou ao acesso de novas doutrinas culturais e tecnologias.
2. Foram estudos que abrangeram toda a população local por meio do acesso às altas tecnologias e às grandes bibliotecas doadas por países do Oriente Médio.
3. A elite local dedicou aos estudos na Europa, gerando contato com ideias liberais e que foram decisivas para uma série de movimentos no continente americano. No entanto, isso não foi suficiente para o processo. O que foi definitivamente importante para a economia e para a elite ganhar o poder foi todo um processo de corrupção envolvendo os primitivos e a Igreja portuguesa.
4. Foi a própria dinâmica da elite local, que se dedicava aos estudos na Europa, que gerou o contato com ideias liberais e que foram decisivas para uma série de movimentos no continente americano.
5. A elite local não teve acesso aos estudos, o que atrapalhou todo um contato com as ideias liberais; entretanto, a Igreja educava com extrema destreza toda a população primitiva, desenvolvendo toda a liderança necessária para o desenvolvimento local.

Essa pergunta também está no material:

História da América Independente e Contemporânea ATIVIDADE 1A
13 pág.

História Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que pode expressar o argumento favorável que justifique a ocorrência da ampliação da economia e do poder da elite local no Brasil, mesmo com o rígido controle sobre as instituições educacionais e a entrada de livros, é a alternativa 4: "Foi a própria dinâmica da elite local, que se dedicava aos estudos na Europa, que gerou o contato com ideias liberais e que foram decisivas para uma série de movimentos no continente americano." Ou seja, a elite local brasileira, mesmo com o controle sobre a educação e a entrada de livros, conseguiu ter acesso às ideias liberais por meio de seus próprios estudos na Europa, o que foi decisivo para a ampliação da economia e do poder da elite local no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina