Buscar

Existem alguns conceitos importantes na compreensão dos desenhos epidemiológicos. Sobre tais conceitos, assinale a alternativa incorreta. Escolha u...

Existem alguns conceitos importantes na compreensão dos desenhos epidemiológicos. Sobre tais conceitos, assinale a alternativa incorreta. Escolha uma opção: a. Associação é

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra D) "Viés de seleção é um tipo de viés que ocorre quando a seleção dos indivíduos para o estudo não é aleatória, podendo levar a uma amostra não representativa da população em estudo". Na verdade, o viés de seleção ocorre quando a seleção dos indivíduos para o estudo é feita de forma não aleatória, podendo levar a uma amostra não representativa da população em estudo.

0
Dislike0
User badge image

Personale Brindes

Alguns desses conceitos incluem:

  1. População alvo: Refere-se à população para a qual os resultados do estudo são generalizáveis. É o grupo de indivíduos para o qual os pesquisadores desejam fazer inferências.
  2. Amostra: É uma parte selecionada da população alvo que é estudada para obter informações sobre a mesma. A amostra deve ser representativa da população alvo para que os resultados possam ser generalizados.
  3. Variável: É uma característica ou fenômeno que está sendo medido ou observado no estudo epidemiológico. Pode ser uma característica demográfica, clínica, comportamental ou outro aspecto relevante para a pesquisa.
  4. Desenho transversal (cross-sectional): É um tipo de desenho epidemiológico em que os dados são coletados em um determinado momento para avaliar a prevalência de uma doença ou condição de interesse na população estudada. Não é possível estabelecer relações de causa e efeito com esse tipo de desenho.
  5. Estudo de coorte: É um tipo de desenho epidemiológico em que uma população é acompanhada ao longo do tempo para determinar a exposição a determinados fatores e a ocorrência de doenças. Permite investigar relações de causa e efeito.
  6. Estudo caso-controle: É um tipo de desenho epidemiológico em que indivíduos com uma determinada doença (casos) são comparados com indivíduos sem a doença (controles) para identificar possíveis fatores de risco associados à doença.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais