Buscar

(ITA-2003) A questão a seguir refere-se ao texto abaixo. (…) As angústias dos brasileiros em relação ao português são de duas ordens. Para uma part...

(ITA-2003) A questão a seguir refere-se ao texto abaixo. (…) As angústias dos brasileiros em relação ao português são de duas ordens. Para uma parte da população, a que não teve acesso a uma boa escola e, mesmo assim, conseguiu galgar posições, o problema é sobretudo com a gramática. É esse o público que consome avidamente os fascículos e livros do professor Pasquale, em que as regras básicas do idioma são apresentadas de forma clara e bem-humorada. Para o segmento que teve oportunidade de estudar em (ITA-2003) Leia o texto a seguir. Boleiros sob medida Ciência e futebol é uma tabelinha raramente esboçada no Brasil. A academia não costuma eleger os gramados como objeto de estudo e o mundo dos boleiros tampouco tem o hábito de, digamos, dar bola para que os pesquisadores dizem sobre o esporte mais popular do planeta. Numa situação privilegiada nos dois campos, tanto na ciência quanto no futebol, Turíbio Leite de Barros, diretor do centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Cemafe/Unifesp) e fisiologista da equipe do São Paulo Futebol Clube há 15 anos, produziu um estudo que traça o perfil do futebol praticado hoje no Brasil do ponto de vista das exigências físicas a que os jogadores de cada posição do time são submetidos numa partida. (MARCOS PIVETTA. Pesquisa. FAPESP, maio de 2002, p. 42) a) O texto contém termos do universo do futebol, como, por exemplo, “tabelinha”, uma jogada rápida e entrosada normalmente entre dois jogadores. Retire do texto outras duas expressões que, embora caracterizem esse universo, também assumem outro sentido. Explique esse sentido. b) O título pode ser considerado ambíguo devido à expressão “sob medida”. Aponte dois sentidos possíveis para a expressão, relacionando-os ao conteúdo do texto.

a) O texto contém termos do universo do futebol, como, por exemplo, “tabelinha”, uma jogada rápida e entrosada normalmente entre dois jogadores. Retire do texto outras duas expressões que, embora caracterizem esse universo, também assumem outro sentido. Explique esse sentido.
b) O título pode ser considerado ambíguo devido à expressão “sob medida”. Aponte dois sentidos possíveis para a expressão, relacionando-os ao conteúdo do texto.

Essa pergunta também está no material:

exercicios_portugues_redacao_conotacao_denotacao
57 pág.

Português EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) No texto, além do termo "tabelinha", que se refere a uma jogada rápida e entrosada entre dois jogadores, podemos identificar outras duas expressões que assumem outro sentido. Uma delas é "dar bola", que no contexto do futebol significa prestar atenção ou considerar algo importante, mas também pode ter o sentido de ignorar ou não dar importância. Outra expressão é "gramados", que se refere aos campos de futebol, mas também pode ser interpretada como uma referência ao ambiente acadêmico, onde os pesquisadores atuam. b) O título "Boleiros sob medida" pode ser considerado ambíguo devido à expressão "sob medida". Dois sentidos possíveis para essa expressão, relacionados ao conteúdo do texto, são: 1) O estudo realizado pelo fisiologista traça o perfil do futebol praticado no Brasil, ou seja, ele analisa as características específicas e adequadas para cada posição dos jogadores, como se fosse uma medida personalizada para cada um. 2) A expressão "sob medida" também pode ser interpretada como algo que é feito de forma perfeita, adequada ou ideal para determinado propósito, indicando que o estudo realizado é muito preciso e relevante para o contexto do futebol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais