Buscar

Na oncogênese biológica, diversos vírus de ADN e ARN produzem cânceres em animais. Os vírus de ARN (retrovírus) se relacionam mais raramente com o ...

Na oncogênese biológica, diversos vírus de ADN e ARN produzem cânceres em animais. Os vírus de ARN (retrovírus) se relacionam mais raramente com o câncer humano; sendo o HTLV 1 o único comprovadamente oncogênico, responsável pela leucemia/linfoma da célula T do adulto e pelo linfoma cutâneo de célula T. Em relação às oncogêneses física, química e biológica, assinale a alternativa CORRETA:

Diversos vírus de ADN e ARN, como o retrovírus HTLV 1, produzem cânceres em animais, estando alguns implicados na gênese do câncer humano.
Cânceres de mama, ósseos e intestinais são bastante suscetíveis à carcinogênese por radiação (oncogênese física), pela capacidade desta em induzir mutações.
Na segunda fase da oncogênese química (promoção), o agente promotor possui ação mutagênica e carcinogênica, e seus efeitos são irreversíveis mesmo após a suspensão da exposição.
Radiações eletromagnéticas (raios X, raios gama, etc.) são mais carcinogênicas que as radiações na forma de partículas (partículas alfa e nêutrons).
Somente vírus são capazes de promover a carcinogênese; sendo inofensíveis bactérias prevalentes no homem, como a Helicobacter pylori.
a. Diversos vírus de ADN e ARN, como o retrovírus HTLV 1, produzem cânceres em animais, estando alguns implicados na gênese do câncer humano.
b. Cânceres de mama, ósseos e intestinais são bastante suscetíveis à carcinogênese por radiação (oncogênese física), pela capacidade desta em induzir mutações.
c. Na segunda fase da oncogênese química (promoção), o agente promotor possui ação mutagênica e carcinogênica, e seus efeitos são irreversíveis mesmo após a suspensão da exposição.
d. Radiações eletromagnéticas (raios X, raios gama, etc.) são mais carcinogênicas que as radiações na forma de partículas (partículas alfa e nêutrons).
e. Somente vírus são capazes de promover a carcinogênese; sendo inofensíveis bactérias prevalentes no homem, como a Helicobacter pylori.

Essa pergunta também está no material:

Assistência ao paciente oncológico
10 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a. Diversos vírus de ADN e ARN, como o retrovírus HTLV 1, produzem cânceres em animais, estando alguns implicados na gênese do câncer humano."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais