Buscar

No que diz respeito à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e à origem histórica dos direitos h...

No que diz respeito à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e à origem histórica dos direitos humanos, assinale a opção correta.

a) Os direitos fundamentais de primeira dimensão, como as liberdades públicas e os direitos políticos básicos, foram institucionalizados, pela primeira vez, no século XIX, a partir dos processos de independência na América Latina.
b) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, também denominada Pacto de San José de Costa Rica, assegura, de forma precípua, à população dos Estados-membros direitos sociais, econômicos e culturais, assim como uma série de direitos civis e políticos, instando os Estados a adotar medidas consistentes e efetivas para a garantia desses direitos.
c) A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos, responsável por promover a observância e a defesa dos direitos humanos na região, enquanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos é um órgão judicial autônomo, responsável por julgar casos relativos à interpretação e à aplicação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
d) A origem histórica dos direitos humanos remonta à Antiguidade Clássica, com a ideia de que todos os seres humanos possuem uma natureza racional e livre, e que, por isso, devem ser tratados com dignidade e respeito, independentemente de sua origem, raça, sexo ou condição social.
a) Apenas a afirmativa a está correta.
b) Apenas a afirmativa b está correta.
c) Apenas a afirmativa c está correta.
d) Apenas a afirmativa d está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO3 Noções de Direitos Humanos para Soldado (PM RJ) 2023
77 pág.

Direitos Humanos e Direitos Humanos Fundamentais Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos, responsável por promover a observância e a defesa dos direitos humanos na região, enquanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos é um órgão judicial autônomo, responsável por julgar casos relativos à interpretação e à aplicação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais