Buscar

A abordagem contemporânea em saúde altera a postura positivista que se instalou nas instituições de saúde a partir da valorização da ciência ao fin...

A abordagem contemporânea em saúde altera a postura positivista que se instalou nas instituições de saúde a partir da valorização da ciência ao final do século XVIII. Dentro desta nova concepção de saúde é correto afirmar que:


Nomes passaram a ser substituídos por diagnósticos e a maioria dos profissionais de saúde passa a ignorar cuidados básicos de atenção à pessoa do paciente em detrimento de um profundo rigor na percepção do traçado eletrocardiográfico e da pressão venosa.
Possui uma perspectiva mais holística, entendendo que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano.
Não há a preocupação em buscar o equilíbrio entre novas tecnologias e medicamentos de última geração com o relacionamento entre as pessoas.
As instituições de saúde passam a ter uma abordagem mais mercantilista do que propriamente científica e deixam de efetuar pesquisas nas áreas de saúde para se concentrar em modelos de gestão e crescimento orçamentário.
Houve um retorno à postura assistencialista do período pré-científico onde o conforto espiritual e a atenção pessoal são considerados prioritários em relação aos aspectos técnicos das terapêuticas.

Essa pergunta também está no material:

ÉTICA NA SAÚDE - AV1
3 pág.

Ética na Saúde Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentro desta nova concepção de saúde, é correto afirmar que possui uma perspectiva mais holística, entendendo que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais