Buscar

Ao final deste módulo, você será capaz de reconhecer os benefícios e principais aspectos relacionados à atividade física na doença arterial coronar...

Ao final deste módulo, você será capaz de reconhecer os benefícios e principais aspectos relacionados à atividade física na doença arterial coronariana. Doença arterial coronariana A doença arterial coronariana (DAC) é uma condição clínica na qual o suprimento de sangue para o coração encontra-se comprometido parcial ou completamente, como resultado de obstrução nas artérias coronárias (vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco miocárdio), o que ocasiona uma isquemia. Entende-se como isquemia miocárdica uma condição de inadequada irrigação do músculo cardíaco, decorrente de obstrução da circulação coronariana, tornando o suprimento de oxigênio e nutrientes insuficiente para suprir as necessidades fisiológicas do miocárdio. O principal mecanismo de obstrução das artérias coronárias ocorre por acúmulo de lipídeos no interior, levando a um estreitamento da luz do vaso num processo denominado aterosclerose. A aterosclerose é uma doença oriunda da disfunção endotelial associada a um processo inflamatório, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias. O processo de aterosclerose demora anos para se desenvolver e está associado a fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, inatividade física, alimentação inapropriada, obesidade, hipertensão, diabetes dislipidemia e histórico familiar de DAC. A doença arterial coronariana (DAC) é a mais frequente doença cardiovascular, atingindo aproximadamente 126 milhões de indivíduos no mundo todo, ocasionando cerca de 9 milhões de mortes por ano, sendo uma das principais causas de óbito geral. No Brasil, a prevalência de DAC vem aumentando ao longo das últimas décadas, provavelmente em função do envelhecimento da população, com prevalência estimada de 1,75% para a população acima de 20 anos em 2017. A DAC foi a principal causa de morte na última década para homens e mulheres, responsável por aproximadamente 175 mil óbitos por ano. É também responsável por elevada carga de doença, com altas taxas de anos de vida ajustados por incapacidade, que traduzem o tempo de vida saudável perdido. Gráfico: Prevalência de doença arterial coronariana no Brasil de 1990 a 2017, total e estratificado por sexo. Atividade física como fator de proteção para a doença arterial coronariana A atividade física (AF) é um dos fatores mais importantes na prevenção do desenvolvimento da doença arterial coronariana (DAC). Veja alguns estudos que mostram isso: Um trabalho pioneiro observou que cobradores de ônibus ingleses, cuja profissão demandava maiores níveis de AF em função de deslocamento para cobrança da tarifa de transporte, apresentavam redução de 50% no risco de DAC quando comparados aos seus pares motoristas, cuja atividade laboral exigia baixos níveis de AF. Um estudo realizado em 52 países de todos os continentes, envolvendo 15.152 casos de DAC e 14.820 controles sem DAC, revelou que baixos níveis de AF são respo

A atividade física é um dos fatores mais importantes na prevenção do desenvolvimento da doença arterial coronariana.
A doença arterial coronariana é uma condição clínica na qual o suprimento de sangue para o coração encontra-se comprometido parcial ou completamente.
O principal mecanismo de obstrução das artérias coronárias ocorre por acúmulo de lipídeos no interior, levando a um estreitamento da luz do vaso num processo denominado aterosclerose.
A aterosclerose é uma doença oriunda da disfunção endotelial associada a um processo inflamatório, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias.
A doença arterial coronariana é a mais frequente doença cardiovascular, atingindo aproximadamente 126 milhões de indivíduos no mundo todo, ocasionando cerca de 9 milhões de mortes por ano, sendo uma das principais causas de óbito geral.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Física e Doenças Cardiovasculares
52 pág.

Artes Marciais Faculdade MultivixFaculdade Multivix

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a importância da atividade física na prevenção da doença arterial coronariana? A atividade física é um dos fatores mais importantes na prevenção do desenvolvimento da doença arterial coronariana (DAC). Estudos mostram que baixos níveis de atividade física estão associados a um maior risco de desenvolver DAC. A prática regular de atividade física ajuda a reduzir os fatores de risco para a DAC, como obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia, além de melhorar a função cardiovascular e reduzir a inflamação. Portanto, a atividade física é uma medida importante para prevenir a DAC e melhorar a saúde cardiovascular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais