Buscar

Procedimento: 1 – Monte os circuitos abaixo, medindo tensão e corrente no resistor R1 para uma tensão na fonte V1 = 12 V. 2 – Explique as polarizaç...

Procedimento: 1 – Monte os circuitos abaixo, medindo tensão e corrente no resistor R1 para uma tensão na fonte V1 = 12 V. 2 – Explique as polarizações diretas e reversas dos diodos. Utilize a forma de onda da entrada para demonstrar a polarização dos diodos. Demonstre as formas de onda. 3 – Quais diodos estão conduzindo no semiciclo positivo e quais estão conduzindo no semiciclo negativo. 4 – Repita o experimento para uma tensão de 6V. Qual é a queda de tensão sobre o diodo para a tensão de 12 V e 6 V? 5 – Repita o experimento para uma frequência de 120 Hz e tensão de 12 V. Explique as diferenças observadas.
1 - Montar os circuitos abaixo, medindo tensão e corrente no resistor R1 para uma tensão na fonte V1 = 12 V.
2 - Explicar as polarizações diretas e reversas dos diodos. Utilizar a forma de onda da entrada para demonstrar a polarização dos diodos. Demonstrar as formas de onda.
3 - Identificar quais diodos estão conduzindo no semiciclo positivo e quais estão conduzindo no semiciclo negativo.
4 - Repetir o experimento para uma tensão de 6V. Identificar a queda de tensão sobre o diodo para a tensão de 12 V e 6 V.
5 - Repetir o experimento para uma frequência de 120 Hz e tensão de 12 V. Explicar as diferenças observadas.
I - Na polarização direta, o polo positivo da fonte está conectado ao ânodo do diodo, tornando o lado positivo do diodo mais positivo e o negativo mais negativo, fazendo com que as cargas elétricas consigam atravessar a barreira de potencial existente entre o cátodo e o ânion do diodo, conduzindo assim corrente elétrica. Os Diodos 1 e 4 estão polarizados diretamente.
II - Na polarização reversa, o polo positivo da fonte está conectado ao cátodo do diodo, fazendo com que a barreira de potencial aumente. Nesse tipo de polarização, a resistência fica muito alta e a corrente elétrica não consegue atravessá-la. Os diodos polarizados reversamente são 2 e 3.
III - Observando os gráficos, podemos concluir que, quando a tensão está no semiciclo positivo, os diodos 1 e 4 estão polarizados diretamente, enquanto os diodos 2 e 3 estão reversos. Quando a tensão está no semiciclo negativo, os diodos 2 e 3 estão polarizados diretamente, enquanto os diodos 1 e 4 estão reversos.
IV - A queda de tensão em cada diodo é 0,7 V. Como são 2 diodos conduzindo, tanto na polarização direta quanto na polarização reversa, a queda de tensão total provocada pelos 2 diodos é de 1,4 V para ambos os circuitos.
V - Quando aumentamos a frequência, estamos aumentando o número de oscilações da corrente alternada em um determinado período de tempo, ou seja, mais ciclos completos por segundo. Nessa simulação, utilizamos apenas 20ms, que foi o tempo de execução pré-estabelecido, e essa frequência está em Hertz, passando de 60 oscilações por segundo para 120.

Essa pergunta também está no material:

Procedimento onda completa - 5
7 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Este parece ser um procedimento experimental de eletrônica, que envolve a montagem de circuitos com diodos e a medição de tensão e corrente em um resistor. O objetivo é entender as polarizações diretas e reversas dos diodos, identificar quais diodos estão conduzindo em cada semiciclo da onda e medir a queda de tensão sobre os diodos em diferentes condições de tensão e frequência. Na polarização direta, o polo positivo da fonte está conectado ao ânodo do diodo, tornando o lado positivo do diodo mais positivo e o negativo mais negativo, fazendo com que as cargas elétricas consigam atravessar a barreira de potencial existente entre o cátodo e o ânion do diodo, conduzindo assim corrente elétrica. Na polarização reversa, o polo positivo da fonte está conectado ao cátodo do diodo, fazendo com que a barreira de potencial aumente. Nesse tipo de polarização, a resistência fica muito alta e a corrente elétrica não consegue atravessá-la. Observando os gráficos, podemos concluir que, quando a tensão está no semiciclo positivo, os diodos 1 e 4 estão polarizados diretamente, enquanto os diodos 2 e 3 estão reversos. Quando a tensão está no semiciclo negativo, os diodos 2 e 3 estão polarizados diretamente, enquanto os diodos 1 e 4 estão reversos. A queda de tensão em cada diodo é de 0,7 V. Como são 2 diodos conduzindo, tanto na polarização direta quanto na polarização reversa, a queda de tensão total provocada pelos 2 diodos é de 1,4 V para ambos os circuitos. Quando aumentamos a frequência, estamos aumentando o número de oscilações da corrente alternada em um determinado período de tempo, ou seja, mais ciclos completos por segundo. Nessa simulação, utilizamos apenas 20ms, que foi o tempo de execução pré-estabelecido, e essa frequência está em Hertz, passando de 60 oscilações por segundo para 120. As diferenças observadas podem estar relacionadas à impedância dos diodos em altas frequências, que pode afetar a queda de tensão e a corrente que passa pelos diodos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina