Buscar

Semprônio, condenado definitivamente pela prática de crime, encontra-se encarcerado em estabelecimento prisional. No mesmo estabelecimento, mas em ...

Semprônio, condenado definitivamente pela prática de crime, encontra-se encarcerado em estabelecimento prisional. No mesmo estabelecimento, mas em ala prisional diversa, Venceslau encontra-se preso preventivamente, em virtude de ação penal, sem sentença, pela suposta prática de delito idêntico ao de Semprônio. Ao assistirem a um programa televisivo, Semprônio e Venceslau descobrem que entrou em vigor uma nova lei penal que diminuiu a sanção penal em abstrato prevista para o crime imputado a ambos, sendo a pena máxima atual do delito inferior àquela aplicada na sentença de Semprônio. Diante do exposto, essa inovação legislativa:


a. não poderá beneficiar Semprônio e Venceslau, tendo em vista que não estava em vigor na data dos fatos, aplicando-se o princípio do tempus regit actum.
b. não poderá beneficiar Semprônio, tendo em vista o trânsito em julgado da sentença condenatória, mas poderá ser aplicada a Venceslau, por ser mais favorável.
c. poderá beneficiar Semprônio e Venceslau, pois, sendo mais favorável, deverá retroagir para atingir situações pretéritas, ainda que já amparadas pela coisa julgada.
d. poderá ser aplicada a Venceslau, pois se aplica à lei penal o princípio do tempus regit actum, independentemente de a norma ser favorável ou desfavorável ao réu.

Essa pergunta também está no material:

A2- TOPICOS ESPECIAIS EM DIREITO I
7 pág.

Introdução à Administração Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C: "poderá beneficiar Semprônio e Venceslau, pois, sendo mais favorável, deverá retroagir para atingir situações pretéritas, ainda que já amparadas pela coisa julgada." Isso ocorre porque a nova lei penal, ao diminuir a sanção penal em abstrato para o crime imputado a ambos, é mais favorável aos réus. De acordo com o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica, essa nova lei deve retroagir e beneficiar tanto Semprônio quanto Venceslau, mesmo que já tenha ocorrido o trânsito em julgado da sentença condenatória de Semprônio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais