Buscar

Art. 308. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de só valer depois de por ele ratificado, ou tanto quant...

Art. 308. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de só valer depois de por ele ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito.

A parte final do art. 308 elenca duas hipóteses em que apesar de realizado o pagamento em favor de um terceiro que não é o titular do crédito esse pagamente terá eficácia.
O credor, após tomar ciência deste pagamento a terceiro, o ratifica, legitimando tal ato o adimplemento e o tornando plenamente eficaz.
O solvens provar que o reverteu em proveito do credor.

Essa pergunta também está no material:

questões cc
952 pág.

Legislação Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A parte final do art. 308 do Código Civil elenca duas hipóteses em que, mesmo realizado o pagamento em favor de um terceiro que não é o titular do crédito, esse pagamento terá eficácia: 1) O credor, após tomar ciência deste pagamento a terceiro, o ratifica, legitimando tal ato e tornando o adimplemento plenamente eficaz. 2) O solvens (quem realiza o pagamento) prova que o reverteu em proveito do credor. Essas são as duas situações em que o pagamento feito a terceiro pode ser considerado válido e eficaz, conforme previsto no art. 308 do Código Civil.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando