Buscar

Tício, costureiro renomado, celebra, em dezembro de 1998, contrato de compra e venda para a aquisição de equipamento importado, de alta tecnologia,...

Tício, costureiro renomado, celebra, em dezembro de 1998, contrato de compra e venda para a aquisição de equipamento importado, de alta tecnologia, destinado à confecção. O valor avençado com o vendedor do equipamento foi de US$ 50.000,00 (cinquenta mil dólares americanos), parcelado em 5 (cinco) prestações de US$ 10.000,00 (dez mil dólares americanos) cada uma. A primeira, com vencimento 2 (dois) meses após a assinatura do contrato, e a última, a 10 (dez) meses desta. Diante da maxidesvalorização do real em face do dólar, ocorrida a partir de janeiro de 1999, Tício paga apenas a primeira parcela, ingressando em seguida com ação judicial pleiteando a revisão do contrato mediante a aplicação da teoria da imprevisão, para a alteração das cláusulas de modo a converter as parcelas para moeda nacional, com observância do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC.

Tício pode ingressar com ação judicial pleiteando a revisão do contrato mediante a aplicação da teoria da imprevisão.
A revisão judicial depende de várias premissas, como a obrigação ser de trato sucessivo ou execução continuada, desequilíbrio econômico e financeiro da prestação devida, motivo imprevisível, desequilíbrio econômico manifesto, fato superveniente à formação da obrigação e o motivo imprevisível não pode ser imputado a qualquer conduta daquele que a pretende.
O objetivo da revisão judicial é assegurar equilíbrio econômico e financeiro e a equivalência material, desde que presentes dois pressupostos: motivo imprevisível e desproporção manifesta da prestação.
A revisão judicial pode ser aplicada em qualquer tipo de obrigação, independentemente de ser de trato sucessivo ou execução continuada.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

questões cc
952 pág.

Legislação Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas". Explicação: - A primeira afirmativa está correta, pois Tício pode ingressar com ação judicial pleiteando a revisão do contrato mediante a aplicação da teoria da imprevisão. - A segunda afirmativa está correta, pois a revisão judicial depende de várias premissas, como a obrigação ser de trato sucessivo ou execução continuada, desequilíbrio econômico e financeiro da prestação devida, motivo imprevisível, desequilíbrio econômico manifesto, fato superveniente à formação da obrigação e o motivo imprevisível não pode ser imputado a qualquer conduta daquele que a pretende. - A terceira afirmativa está correta, pois o objetivo da revisão judicial é assegurar equilíbrio econômico e financeiro e a equivalência material, desde que presentes dois pressupostos: motivo imprevisível e desproporção manifesta da prestação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais