Buscar

No contrato de agência propriamente dito, em regra, o proponente não pode, ao mesmo tempo, constituir mais de um agente, com o mesmo objetivo, para...

No contrato de agência propriamente dito, em regra, o proponente não pode, ao mesmo tempo, constituir mais de um agente, com o mesmo objetivo, para exercer tal função na mesma zona que deverá ser determinada no contrato de agência. Trata-se da cláusula de exclusividade, que é a regra nesse tipo de contrato. Por outro lado, de acordo com o art. 711 do CC, nada impede que o proponente e o agente ajustem, em razão da autonomia privada e por se tratar de questão de caráter dispositivo, a possibilidade de mais de um agente na mesma zona. A exclusividade não é elemento essencial desse contrato, razão pela qual a exclusão da “exclusividade” não descaracteriza o contrato. A exclusividade não impede que o proponente realize diretamente negócios na zona reservada ao agente, mas este terá direito à remuneração relativa a qualquer negócio concretizado diretamente pelo proponente em sua área de atuação, previamente delimitada. A violação da cláusula de exclusividade, quando pactuada, constitui causa justa para a resolução do contrato de agência. O contrato de distribuição também poderá ostentar cláusula de exclusividade, desde que previamente ajustada entre fornecedor ou fabricante e distribuidor. A concessão da exclusividade ao distribuidor garante a este o direito de realizar os negócios em área previamente delimitada com absoluta exclusividade. Art. 714. Salvo ajuste, o agente ou distribuidor terá direito à remuneração correspondente aos negócios concluídos dentro de sua zona, ainda que sem a sua interferência. No contrato de distribuição, a remuneração do distribuidor somente será devida se realizada dentro de sua zona e com a sua intervenção.

O contrato de agência propriamente dito, em regra, prevê a cláusula de exclusividade, que impede o proponente de constituir mais de um agente na mesma zona.
O proponente e o agente podem ajustar a possibilidade de mais de um agente na mesma zona, mesmo que a cláusula de exclusividade esteja prevista no contrato de agência.
A violação da cláusula de exclusividade, quando pactuada, não constitui causa justa para a resolução do contrato de agência.
O contrato de distribuição não pode ostentar cláusula de exclusividade.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

questões cc
952 pág.

Legislação Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas a afirmativa II está correta. Explicação: - A afirmativa I está incorreta, pois a cláusula de exclusividade é a regra no contrato de agência propriamente dito, e não a exceção. - A afirmativa II está correta, pois o proponente e o agente podem ajustar a possibilidade de mais de um agente na mesma zona, mesmo que a cláusula de exclusividade esteja prevista no contrato de agência. - A afirmativa III está incorreta, pois a violação da cláusula de exclusividade, quando pactuada, constitui causa justa para a resolução do contrato de agência. - A afirmativa IV está incorreta, pois o contrato de distribuição pode ostentar cláusula de exclusividade, desde que previamente ajustada entre fornecedor ou fabricante e distribuidor. - A afirmativa V está incorreta, pois apenas a afirmativa II está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais