Buscar

Realize as seguintes operações com frações: simplificação, redução ao menor denominador comum, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciaç...

Realize as seguintes operações com frações: simplificação, redução ao menor denominador comum, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Simplificação de frações
Redução de frações ao menor denominador comum
Adição e subtração de frações
Multiplicação de frações
Divisão de frações
Potenciação de frações
Radiciação de frações
Para simplificar frações devemos dividir o numerador e o denominador por um número diferente de zero.
Com denominadores iguais somam-se ou subtraem-se os numeradores e conserva-se o denominador comum.
Com denominadores diferentes reduz ao mesmo denominador depois soma ou subtrai.
Para multiplicar duas ou mais frações devemos multiplicar os numeradores das frações entre si, assim como os seus denominadores.
Para dividir duas frações conserva-se a primeira e multiplica-se pelo inverso da segunda.
Eleva o numerador e o denominador ao expoente dado.
Extrai raiz do numerador e do denominador.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou te ajudar com as operações com frações que você mencionou: Simplificação de frações: Para simplificar uma fração, você deve dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número, desde que esse número seja diferente de zero. Redução de frações ao menor denominador comum: Para reduzir frações ao menor denominador comum, você deve encontrar o menor múltiplo comum (MMC) dos denominadores das frações e, em seguida, multiplicar os numeradores e denominadores pelo fator necessário para obter o denominador comum. Adição e subtração de frações: Para adicionar ou subtrair frações com o mesmo denominador, basta somar ou subtrair os numeradores e manter o denominador comum. Para adicionar ou subtrair frações com denominadores diferentes, você precisa encontrar o denominador comum, reduzir as frações ao denominador comum e, em seguida, realizar a operação. Multiplicação de frações: Para multiplicar frações, você deve multiplicar os numeradores entre si e os denominadores entre si. Divisão de frações: Para dividir frações, você deve multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. Ou seja, inverter a segunda fração (trocando o numerador pelo denominador) e, em seguida, multiplicar as frações. Potenciação de frações: Para elevar uma fração a um expoente, você deve elevar o numerador e o denominador a esse expoente separadamente. Radiciação de frações: Para extrair a raiz de uma fração, você deve extrair a raiz do numerador e do denominador separadamente. Espero que isso te ajude a entender melhor as operações com frações! Se tiver alguma dúvida específica ou precisar de exemplos, é só me perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais