Buscar

1. Você consegue descrever como é formada a secreção primária, relacionando as palavras: Na,K-ATPase, NKCC, anidrase carbônica, CFTR, Canais de pot...

1. Você consegue descrever como é formada a secreção primária, relacionando as palavras: Na,K-ATPase, NKCC, anidrase carbônica, CFTR, Canais de potássio, NaCl, e aquaporinas?

A Na,K-ATPase cria gradiente eletroquímico de sódio que garante a entrada de dois íons cloreto e um íon potássio, junto com um sódio pelo NKCC, através de transporte ativo secundário.
Isso permite acúmulo de cloreto no citosol, podendo ser secretado para a luz acinar por canais CFTR.
O potássio que se acumula pelo mesmo processo retorna ao interstício por meio de canais de potássio.
Além de cloreto, o canal CFTR também pode transportar outros ânions, como bicarbonato, oriundo da ação da anidrase carbônica, enzima que também se torna mais ativa com estímulo para secreção e que converte CO2 e H2O em ácido carbônico, que se dissocia em próton H+ e bicarbonato.
O bicarbonato também pode ir para o interstício por trocador Cl-/HCO3-, favorecendo a secreção de cloreto.
Já o próton é transportado por trocador Na+/H+ na MBL, repondo sódio no citosol e exportando o próton excedente.
A saída de cloreto para a luz atrai sódio via paracelular, devido ao gradiente elétrico negativo, formando NaCl.
Isso faz aumentar o potencial osmótico na luz do ácino, atraindo água para o local, via aquaporinas ou via paracelular.

Essa pergunta também está no material:

Estudo digerido - BIOQUÍMICA-1
7 pág.

Ciencias Morfofuncionais Renal Digestorio e Endocrino

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A secreção primária é formada através da ação de diferentes componentes. A Na,K-ATPase cria um gradiente eletroquímico de sódio, permitindo a entrada de dois íons cloreto e um íon potássio, juntamente com um sódio pelo NKCC, através de transporte ativo secundário. Isso resulta no acúmulo de cloreto no citosol, que pode ser secretado para a luz acinar por canais CFTR. O potássio que se acumula pelo mesmo processo retorna ao interstício por meio de canais de potássio. Além disso, o canal CFTR também pode transportar outros ânions, como bicarbonato, que é produzido pela ação da anidrase carbônica. Essa enzima se torna mais ativa com estímulo para secreção e converte CO2 e H2O em ácido carbônico, que se dissocia em próton H+ e bicarbonato. O bicarbonato também pode ir para o interstício por meio de um trocador Cl-/HCO3-, favorecendo a secreção de cloreto. O próton é transportado por um trocador Na+/H+ na MBL, repondo sódio no citosol e exportando o próton excedente. A saída de cloreto para a luz atrai sódio via paracelular, devido ao gradiente elétrico negativo, formando NaCl. Isso aumenta o potencial osmótico na luz do ácino, atraindo água para o local, seja via aquaporinas ou via paracelular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais