Buscar

Errado. Assertiva incorreta. Embora o art. 16 do CPPM disponha que o “inquérito é sigiloso, mas seu encarregado pode permitir que dele tome conheci...

Errado. Assertiva incorreta. Embora o art. 16 do CPPM disponha que o “inquérito é sigiloso, mas seu encarregado pode permitir que dele tome conhecimento o advogado do indiciado”, esse dispositivo não vige mais, pois foi revogado tacitamente por leis posteriores. Primeiro, o Estatuto da OAB (Lei n. 8.906/1994) dispõe no art. 7º, XIV, que é direito do advogado examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos, em meio físico ou digital. A Súmula Vinculante n. 14 do STF, ainda dispõe: “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”. Também há a Lei de Abuso de Autoridade (Lei n. 13.869/2019) que considera crime “Negar ao interessado, seu defensor ou advogado acesso aos autos de investigação preliminar, ao termo circunstanciado, ao inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa, assim como impedir a obtenção de cópias, ressalvado o acesso a peças relativas a diligências em curso, ou que indiquem a realização de diligências futuras, cujo sigilo seja imprescindível”, abrangendo, certamente, a negativa de vista dos autos ao indiciado.

O art. 16 do CPPM ainda vigora e permite que o advogado do indiciado tenha acesso ao inquérito.
O Estatuto da OAB não garante o direito do advogado examinar autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza.
A Súmula Vinculante n. 14 do STF não garante o direito do defensor ter acesso aos elementos de prova que digam respeito ao exercício do direito de defesa.
A Lei de Abuso de Autoridade não considera crime negar ao interessado, seu defensor ou advogado acesso aos autos de investigação preliminar, ao termo circunstanciado, ao inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

questões cpm
799 pág.

Legislação Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Todas as afirmativas estão incorretas. O art. 16 do CPPM não vigora mais, tendo sido revogado tacitamente por leis posteriores, como o Estatuto da OAB, a Súmula Vinculante n. 14 do STF e a Lei de Abuso de Autoridade. O Estatuto da OAB, por exemplo, garante o direito do advogado examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos, em meio físico ou digital. A Súmula Vinculante n. 14 do STF também garante o direito do defensor ter acesso amplo aos elementos de prova que digam respeito ao exercício do direito de defesa. E a Lei de Abuso de Autoridade considera crime negar ao interessado, seu defensor ou advogado acesso aos autos de investigação preliminar, ao termo circunstanciado, ao inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais