Buscar

Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta. Os Direitos Humanos de defesa relacionam-se com a prerrogativa ...

Sobre a teoria contemporânea dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.

Os Direitos Humanos de defesa relacionam-se com a prerrogativa de a pessoa solicitar uma conduta ativa do Estado a fim de promover seus direitos fundamentais.
Pode-se afirmar que a concepção contemporânea de Direitos Humanos é marcada pela universalidade e pela divisibilidade desses direitos.
Pode ser conferida interpretação aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) de forma que o exercício de um direito ali previsto anule ou restrinja o exercício de outro, destruindo esse último direito.
Positivistas como Hans Kelsen e Alf Ross afirmam que os direitos humanos são direitos inatos à pessoa, que decorrem da sua própria condição de ser humano.
A partir de um resgate da visão kantiana, a única condição exigida para que alguém seja titular de Direitos Humanos é sua condição de ser humano.
a) 1, 2 e 3 estão corretas.
b) 2, 3 e 4 estão corretas.
c) 1, 3 e 5 estão corretas.
d) 2, 4 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO2 Noções de Direitos Humanos para Soldado (PM RJ) 2023
76 pág.

Direitos Humanos e Direitos Humanos Fundamentais Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) 1, 3 e 5 estão corretas". Justificativa: - A alternativa 1 está correta, pois os Direitos Humanos de defesa são aqueles que visam proteger o indivíduo contra ações do Estado que possam violar seus direitos fundamentais. - A alternativa 2 está incorreta, pois a concepção contemporânea de Direitos Humanos é marcada pela indivisibilidade desses direitos, ou seja, eles são interdependentes e não podem ser separados. - A alternativa 3 está correta, pois a interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos não pode anular ou restringir o exercício de outro direito fundamental. - A alternativa 4 está incorreta, pois os positivistas defendem que os direitos humanos são criados pelo Estado e não são inatos à pessoa. - A alternativa 5 está correta, pois a única condição para alguém ser titular de Direitos Humanos é sua condição de ser humano, conforme a visão kantiana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais