Buscar

2 - (3 pontos) Considerando os limites de resolução e as limitações técnicas da microscopia ótica e da microscopia eletrônica, explique de que form...

2 - (3 pontos) Considerando os limites de resolução e as limitações técnicas da microscopia ótica e da microscopia eletrônica, explique de que forma você poderia: 0,3 ponto para cada microscopia correta e 0,3 para cada explicação correta. a) observar diretamente um ribossomo. b) observar quantos flagelos tem um protozoário. c) observar o axonema de um flagelo. d) observar batimento do flagelo. e) Identificar a presença de uma proteína específica dentro do flagelo.

a) Os ribossomos podem ser observados através do microscópio eletrônico de transmissão, que tem poder de resolução que permite observar estruturas desta dimensão.
b) Na microscopia óptica com contraste de fase ou contraste interferencial diferencial (DIC), pois toda a célula se seus apêndices ficam visíveis. Podemos aceitar Microscopia eletrônica de varredura, na qual toda superfície fica visível.
c) ME Transmissão. O axonema é a estrutura interna dos flagelos, apenas a microscopia eletrônica de transmissão tem poder de resolução que permite observar a dimensão desta estrutura.
d) Contraste de fase ou com o DIC. Com o uso do anel de fase ou DIC as células permanecem vivas e no caso, com flagelo batendo. No campo claro, não conseguimos observar flagelos, a não ser que a preparação esteja CORADA com corantes vitais.
e) MO de fluorescência ou MET. Em ambas há a necessidade de se localizar a proteína com anticorpos específicos que possam ser observados (ficar visíveis) com a ajuda de anticorpos secundários complexados a fluorocromos ou esferas de ouro coloidal, respectivamente.

Essa pergunta também está no material:

AD1 2016-1 Biocel 1 - com gabarito
2 pág.

Biologia Celular Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os ribossomos podem ser observados através do microscópio eletrônico de transmissão, que tem poder de resolução que permite observar estruturas desta dimensão. b) Na microscopia óptica com contraste de fase ou contraste interferencial diferencial (DIC), pois toda a célula se seus apêndices ficam visíveis. Podemos aceitar Microscopia eletrônica de varredura, na qual toda superfície fica visível. c) ME Transmissão. O axonema é a estrutura interna dos flagelos, apenas a microscopia eletrônica de transmissão tem poder de resolução que permite observar a dimensão desta estrutura. d) Contraste de fase ou com o DIC. Com o uso do anel de fase ou DIC as células permanecem vivas e no caso, com flagelo batendo. No campo claro, não conseguimos observar flagelos, a não ser que a preparação esteja CORADA com corantes vitais. e) MO de fluorescência ou MET. Em ambas há a necessidade de se localizar a proteína com anticorpos específicos que possam ser observados (ficar visíveis) com a ajuda de anticorpos secundários complexados a fluorocromos ou esferas de ouro coloidal, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais