Buscar

Quanto aos crimes militares, o próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um militar, em dias determi...

Quanto aos crimes militares, o próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um militar, em dias determinados, alegando imperativo de consciência decorrente de crença religiosa, se recusou a obedecer ordem emanada de superior hierárquico que determinava o serviço de limpeza das dependências do quartel. Nessa situação, a recusa do militar caracterizou crime de insubordinação.

I- O militar cometeu crime militar.
II- O crime militar cometido pelo militar foi o de insubordinação.
III- A alegação de imperativo de consciência decorrente de crença religiosa é uma justificativa válida para a recusa do militar em obedecer a ordem do superior hierárquico.
Certo
Errado

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO4 Direito Penal Militar para Aluno Oficial (PM AC) 2023
74 pág.

Direito Penal Militar Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a situação apresentada, podemos analisar as assertivas: I- O militar cometeu crime militar. II- O crime militar cometido pelo militar foi o de insubordinação. III- A alegação de imperativo de consciência decorrente de crença religiosa é uma justificativa válida para a recusa do militar em obedecer a ordem do superior hierárquico. Considerando a situação hipotética descrita, a assertiva I está correta, pois a recusa do militar em obedecer a uma ordem de um superior hierárquico configura um crime militar. A assertiva II também está correta, pois o crime militar cometido pelo militar nessa situação é o de insubordinação, uma vez que ele se recusou a obedecer uma ordem legítima. No entanto, a assertiva III está incorreta. A alegação de imperativo de consciência decorrente de crença religiosa não é uma justificativa válida para a recusa do militar em obedecer a uma ordem de um superior hierárquico. No âmbito militar, a obediência hierárquica é um princípio fundamental e alegações de crença religiosa não são consideradas justificativas para a desobediência. Portanto, a resposta correta é: Errado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image