Em relação às sociedades não personificadas, é correto afirmar que
A sociedade em comum, a sociedade em comandita simples e a sociedade em conta de participação são hipóteses de sociedades não personificadas. A existência da sociedade em comum somente pode ser provada por terceiros por meio de documento escrito. Os bens e dívidas sociais não constituem patrimônio especial na sociedade em comum. O contrato social de uma sociedade em conta de participação pode ser devidamente registrado. O registro, caso realizado, confere personalidade jurídica à sociedade. A sociedade em conta de participação é regida, subsidiariamente, pelas regras aplicáveis à sociedade simples. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.
Dentre as sociedades elencadas a seguir, assinale aquela pertencente ao grupo das sociedades não personificadas.
A Sociedade limitada. B Sociedade em comum. C Sociedade em nome coletivo. D Sociedade em comandita simples.
Considere as asserções I e II abaixo. I. Em uma sociedade em comum, todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefício de ordem aquele que contratou pela sociedade. PORQUE II. A sociedade em comum é uma sociedade não personificada. É correto afirmar que
A as asserções I e II são proposições falsas. B a asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. C a asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. D as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. E as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Geraldo poderá pleitear que a execução de seu imóvel particular por dívidas da sociedade ocorra somente após a execução dos bens sociais.
Certo Errado
Na sociedade em conta de participação, a falência do sócio ostensivo acarreta para a sociedade:
A incorporação B transposição C dissolução D alteração E fusão
Quais estão corretas?
I. A sociedade em comum não possui personalidade jurídica e os seus sócios são solidariamente responsáveis pelas obrigações sociais. II. No caso de redução de capital de sociedade limitada, desde que observados os requisitos legais devidamente fiscalizados pela Junta Comercial, nenhum credor poderá se opor ao ato. III. Não havendo regra diretamente aplicável no contrato social ou no Código Civil, aplicam- se subsidiariamente à sociedade limitada as regras da sociedade anônima. A Apenas I. B Apenas III. C Apenas I e II. D Apenas II e III. E I, II e III.
Na sociedade por conta de participação, espécie de sociedade sem personalidade jurídica, a atividade é exercida exclusivamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual. O sócio participante não pode tomar parte nas relações do sócio ostensivo com terceiros, sob pena de responder solidariamente com este pelas obrigações em que intervier.
Certo Errado
Trata-se de sociedade não personificada, em que a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais sócios dos resultados correspondentes, e mesmo a eventual inscrição do instrumento de seu contrato social em qualquer registro, não confere personalidade jurídica à sociedade.
A Trata-se de sociedade não personificada, em que a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais sócios dos resultados correspondentes, e mesmo a eventual inscrição do instrumento de seu contrato social em qualquer registro, não confere personalidade jurídica à sociedade. B Trata-se de sociedade personificada, devendo ser constituída obrigatoriamente por contrato escrito, particular ou público, devendo ser registrado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede. C Trata-se de sociedade personificada em que somente pessoas físicas podem tomar parte, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente pelas obrigações sócias. D Trata-se de sociedade não personificada, em que a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social, capital este que poderá ser divido em quotas iguais ou desiguais, salvo disposição contratual em contrário. E Trata-se de sociedade não personificada, em que o seu capital é dividido em ações e opera sob firma ou denominação. Nesse tipo de sociedade somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.