Buscar

Quais são as principais regras do código de ética do jornalista? A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de c...

Quais são as principais regras do código de ética do jornalista?

A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
Não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha.
Expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais.
Realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas.

Essa pergunta também está no material:

AV1 - ANDERSON 2023
15 pág.

Mídias Digitais Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais regras do Código de Ética do Jornalista são: - Respeitar o direito à informação e a liberdade de imprensa; - Resguardar o sigilo da fonte; - Não expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, mesmo que parcialmente; - Não realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas; - Não aceitar suborno ou qualquer tipo de vantagem em troca de informações ou notícias; - Não plagiar ou copiar informações de outros veículos de comunicação sem a devida autorização ou crédito; - Não publicar informações falsas ou distorcidas; - Não discriminar pessoas ou grupos por motivos de raça, gênero, orientação sexual, religião, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais